Pronto Socorro Estadual aprimora assistência de urgência e emergência à população
25/08/2025
Cerca de 100 profissionais do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM) participaram, na sexta-feira e neste sábado (23), do ciclo de capacitação em Suporte Básico e Avançado de Vida – Adulto e Pediátrico. A iniciativa, conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), tem o objetivo de contribuir para melhoria contínua do atendimento de urgência e emergência ofertado na unidade de saúde à população de Belém e região metropolitana.
A supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ádria Vanessa da Silva, afirma que “as técnicas abordadas no treinamento de Suporte Básico e Avançado de Vida, quando praticadas previamente e corretamente, podem salvar vidas e prevenir danos cerebrais em vítimas de parada cardíaca ou respiratória, aumentando as chances de sobrevivência do paciente, diminuindo o risco de complicações a longo prazo. Por isso que é tão importante a educação continuada em saúde”, informa a enfermeira.
Chances de sobrevida
Juliana Reis, médica residente em Pediatria, facilitadora do treinamento, destacou a importância da capacitação, exemplificando com situações que fazem parte do dia a dia de uma emergência pediátrica.
“A cada um minuto de uma criança em uma emergência cardiológica, com uma parada cardiospiratória, ela perde 10% da chance de sobrevida se não for reanimada. E quando reanimada, se não for adequadamente, essa taxa permanece.“A situação citada, como tantas outras com treinamentos práticos abordados durante esses dois dias, foi só para exemplificar o quanto é essencial que os profissionais que atuam em unidades de urgência e emergência, estejam preparados para iniciar uma abordagem rápida e assertiva, como nesse caso, onde o profissional terá que agir nos primeiros 10 segundos de deterioração clínica do paciente, pois isso irá repercutir na taxa de sobrevida e na taxa de sucesso do tratamento do paciente”, informa a médica.Suporte Avançado de VidaDe acordo com Santiago Servim, médico cirurgião geral, facilitador do treinamento Suporte Avançado de Vida, o conjunto de protocolos e habilidades que vão além do Suporte Básico de Vida, é focando em salvar vidas através de intervenções médicas mais sofisticadas em situações de emergência, como a Parada Cardiorrespiratória (PCR). ”O treinamento abordou procedimentos invasivos como a desfibrilação, acesso venoso e administração de medicamentos, dispositivos de via aérea avançada, e monitorização contínua, para profissionais de saúde que atuam ambientes de emergência.
Por Joelza Silva (PSRM)


“A cada um minuto de uma criança em uma emergência cardiológica, com uma parada cardiospiratória, ela perde 10% da chance de sobrevida se não for reanimada. E quando reanimada, se não for adequadamente, essa taxa permanece.
Por Joelza Silva (PSRM)
