Hospital Regional do Baixo Amazonas promove ações educativas no ‘Setembro Amarelo’

Hospital Regional do Baixo Amazonas promove ações educativas no ‘Setembro Amarelo’

22/09/2025 Off Por ASCOM

Árvore da vida foi confeccionada por profissionais do Hospital Regional

Profissionais do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, terminaram nesta sexta-feira (19) a confecção da “Árvore da Vida”, que ficará durante todo o mês de setembro no corredor de acesso ao setor.

A árvore é resultado de dinâmicas realizadas com pacientes renais crônicos, que fazem hemodiálise na unidade, e também com profissionais de saúde.  As sessões são realizadas em quatro turnos, em seis dias da semana. “Essa árvore contém frases que usuários e colaboradores colocaram, enfatizando o motivo pelo qual vale a pena estar vivo, porque a vida tem significado e importância. Nosso objetivo com a ação do ‘Setembro Amarelo’ dentro do CTRS é acompanhar os pacientes, auxiliar no processo de adesão ao tratamento e ajudar na conscientização sobre a importância da vida”, explicou a psicóloga Ádria Santos.

Uma das participantes foi Maria Cilene de Souza Rodrigues, 58 anos, que faz sessões de hemodiálise no HRBA há sete anos. “Eu escrevi que viver é muito bom; eu amo viver. Estou aqui nessa luta para viver. Eu amo minha família, eu me amo, e tem muitas pessoas que eu amo, como as pessoas que cuidam de mim. Eu amo viver e amo as pessoas ao meu redor”, declarou.

Campanha é tema de várias atividades no HRBA

Campanha – Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 29 municípios, o HRBA já realizou, de janeiro a agosto deste ano, 25.161 sessões de atendimento psicológico a pacientes internados e durante atendimento ambulatorial. Neste mês, a unidade promove várias ações educativas alusivas à campanha Setembro Amarelo, voltada à saúde mental, valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Profissionais da Psicologia orientaram colaboradores da unidade em atividade no hall do Hospital, que contou com dinâmicas, brindes e um mural com mensagens de motivação.

No Setor de Oncologia também foi realizada uma palestra sobre o tema, abordando a qualidade de vida, medos e emoções dos pacientes em tratamento. A atividade foi realizada no Ambulatório de Quimioterapia. Além do “Setembro Amarelo”, foi abordada a campanha Setembro Verde, que trabalha a conscientização e prevenção ao câncer de intestino ou câncer colorretal.

No Setor de Oncologia, equipe abordou temas das campanhas Setembro Amarelo e Setembro Verde

Ambulatório – A primeira ação educativa da campanha ocorreu no início do mês, no Ambulatório. A coordenadora do Setor Psicossocial, Rose Mara Jardim, abordou a prevenção ao suicídio com pacientes e acompanhantes que aguardavam consulta médica. “Hoje, nós precisamos compartilhar o conhecimento para que as pessoas possam identificar nelas mesmas ou em amigos e familiares que algo não está indo bem. E, a partir disso, ajudar essa pessoa a procurar ajuda. Para salvar vidas, nós temos que trabalhar a prevenção. E aqui no Ambulatório nós conseguimos falar com pacientes não só de Santarém, mas também de outros municípios próximos. E eles vão levar este conhecimento”, afirmou.

Valderina Moreira de Oliveira, 51 anos, acompanhou o pai, Raimundo Nunes, em consulta com o cardiologista. Ela assistiu a toda a palestra com atenção, e ressaltou a importância do debate sobre este tema. “Eu achei muito importante, e fiquei muito feliz. Eu mesmo já enfrentei problemas assim na minha família, e sei que quando uma pessoa está nesse estágio, ela não consegue reagir. Precisa de ajuda. Foi maravilhoso. Todos estão de parabéns por nos dar essa oportunidade de aprender mais sobre o assunto”, disse a usuária.

Valderina e Raimundo aprovaram o debate sobre o tema

“Faz parte do nosso compromisso com a saúde levar informação aos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores. E também ter essa preocupação com o bem-estar deles, com a saúde mental. A campanha é um momento importante para que a gente consiga debater este tema tão delicado, identificar situações de risco e ofertar ajuda. Vamos realizar estas ações durante todo o mês para trabalhar este assunto e levar este conhecimento a quem precisa”, informou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.