Romaria promove inclusão social e respeito as diferenças

Romaria promove inclusão social e respeito as diferenças

09/10/2025 Off Por ASCOM

A 3ª Romaria da Acessibilidade será realizada no dia 25 de outubro. O evento tem como objetivo incluir socialmente as pessoas com deficiência, síndromes raras, pessoas com síndrome do espectro do Autismo, pessoas com mobilidade reduzida e idosos. A Romaria é uma iniciativa, cujo objetivo é garantir a acessibilidade de pessoas que fazem parte deste grupo, promovendo inclusão social, além de contar com a participação da SESPA, por meio da CEPED (Coordenação Estadual de Pessoas com Deficiência).

“O evento é um marco principalmente para pessoas com deficiência, pois nosso trabalho é garantir uma experiência inclusiva de acessibilidade para todos possam exercer sua fé sem ficarem de fora dessa festa tão bonita que é a 3ª Romaria da Acessibilidade.”, afirmou Ivete Vaz, secretária da SESPA.

O principal objetivo da participa de ambas as entidades é garantir que pessoas com acessibilidade não deixem de exercer sua fé, promovendo ações de acessibilidade a esse público que deseja participar da Romaria. Isso garante segurança, acolhimento e respeito a humanidade das pessoas que pretendem participar da Romaria da Acessibilidade.

Para conversar sobre o evento, recebemos hoje na SESPA, o Sr. Luiz Carlos Amaral, coordenador das Entidades Sociais. O objetivo da reunião foi tratar de assuntos relacionados com a estruturação de um dos pontos de apoio no trajeto da procissão. Como nos anos anteriores, numa parceria entre a Igreja Católica, a CEPED/ SESPA e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) é montado um espaço na área lateral do TCE-PA, onde a SESPA oferece atendimento por uma equipe de saúde com suporte de uma ambulância, caso necessário; além de funcionar como espaço para descanso e acolher os romeiros com deficiência que preferirem somente assistir a passagem da Santa.

Mirley Borges, psicóloga-técnica da CEPED, frisou como a Romaria pode contribuir com a inclusão das pessoas portadoras de deficiência e idosos: “Estamos nos ajustes finais para que, como nos anos anteriores, a CEPED/SESPA possa contribuir para que a Romaria da Acessibilidade seja linda novamente. Queremos assegurar a assistência necessária para que todas as pessoas com deficiência possam participar com segurança e manifestar sua fé.”, finalizou.

Texto: Lucas Rodrigues / ASCOM SESPA