Sespa realiza 1ª reunião da Comissão Estadual de Controle de Infecções e Segurança do Paciente

Sespa realiza 1ª reunião da Comissão Estadual de Controle de Infecções e Segurança do Paciente

22/10/2025 Off Por ASCOM

Aryel Profeta, coordenador do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a 1ª reunião da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Segurança do Paciente (COECIRASSP/SESPA), no auditório do primeiro andar, do prédio do Nível Central da secretaria.
Instituída pela Portaria Estadual nº 1.314, de 24 de fevereiro de 2025, a COECIRASSP tem como finalidade assessorar a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CECIRAS/PA) e o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) na elaboração de diretrizes, normas e medidas voltadas à prevenção e controle de infecções em serviços de saúde, além de propor práticas seguras que promovam uma assistência de qualidade à população paraense.
A reunião contou com a presença de profissionais de diferentes instituições de referência do Estado, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren-PA) e de Farmácia (CRF-PA), além de representantes de coordenações municipais e de áreas técnicas da própria Sespa.
Segundo o coordenador do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente, Aryel Profeta, a criação da comissão representa um avanço importante para o fortalecimento da cultura de segurança no Estado.
“A COECIRASSP é um marco para o Pará. Ela reúne profissionais altamente capacitados que vão apoiar tecnicamente a vigilância e o monitoramento das infecções relacionadas à assistência à saúde, da resistência microbiana e dos surtos infecciosos. É um trabalho coletivo que vai resultar em práticas mais seguras e em uma assistência de melhor qualidade para o paciente”, destacou Aryel.
Entre as atribuições da comissão estão prestar assessoria técnica à CECIRAS/PA na elaboração de normas sobre vigilância e prevenção de infecções; colaborar com o NESP na investigação de eventos adversos não infecciosos; e atuar conjuntamente no acompanhamento e divulgação de indicadores de segurança do paciente.
Um dos principais desafios da comissão é o enfrentamento da resistência microbiana aos antimicrobianos, além da prevenção de infecções em procedimentos estéticos e em mutirões de cirurgias, como os de catarata. Nesse contexto, a COECIRASSP será uma importante parceira na elaboração de normas técnicas, promoção de práticas seguras e realização de eventos científicos voltados à prevenção desses agravos.
“Nosso objetivo é reduzir infecções, fortalecer a cultura da segurança do paciente e consolidar um trabalho integrado entre academia, gestão e assistência. Essa composição é fundamental para o avanço da qualidade dos serviços de saúde no Pará”, reforçou o coordenador.
A COECIRASSP tem mandato de dois anos e se reunirá ordinariamente a cada quatro meses, sob coordenação da CECIRAS/PA e do NESP, que integram o Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS/SESPA).

Texto: Giullianne Dias – Ascom SESPA