
Natea Caetés comemora três anos de funcionamento com mais de 70 mil atendimentos
22/10/2025A gestão do Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea), dos Caetés, em Capanema, nordeste do Pará, celebra, nesta quarta-feira (22), três anos de funcionamento, período em que se consolidou como uma importante referência regional no cuidado especializado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste período foram realizados mais de 70 mil atendimentos que culminaram em 99,93% de satisfação de seus usuários.
Integrado ao Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), o núcleo atende cerca de 300 crianças mensalmente, oriundas de 16 municípios da região dos Caetés, e contabilizou de janeiro a setembro de 2025, mais de 71 mil atendimentos, representando um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 56.041 atendimentos.
O avanço demonstra a ampliação do acesso e a efetividade das ações multiprofissionais, reforçando o impacto positivo do Natea na região. Como parte das iniciativas voltadas ao bem-estar das famílias, a instituição implantou o projeto “Cuida de quem cuida?”, destinado ao acolhimento psicológico de pais e cuidadores. Em seu primeiro mês de funcionamento, a ação já beneficiou mais de 50 pessoas, oferecendo um espaço de escuta, apoio emocional e fortalecimento do vínculo entre famílias e equipe técnica.
A programação comemorativa contou com os pais e cuidadores que participaram do “Circuito do dia das Crianças”, dinâmicas responsáveis em movimento e apresentação do projeto cuidar de quem cuida.
Para a supervisora do Natea Caetés, Tassilene Gonçalves, os três anos de atuação do núcleo é um momento de reflexão sobre os avanços conquistados. “Este ciclo demonstra que, por meio de um trabalho coletivo e colaborativo, é possível alcançar resultados significativos. O desenvolvimento de projetos e o fortalecimento do vínculo entre o serviço e os responsáveis pelos usuários têm sido fundamentais para consolidar um serviço de alta confiabilidade e comprometido com a qualidade do cuidado”, declarou.
Aprovação – Residente de Capanema, Marcio Douglas Camurça da Silva, de 36 anos, pai do João Gabriel Medeiros da Silva, 13 anos, que já faz terapias no Natea Caetés há dois anos, elogiou a iniciativa lúdica que envolveu os usuários e acompanhantes. “Quero parabenizar a instituição pelo seu terceiro aniversário, tem grande valia na nossa vida ter um centro para receber um atendimento de qualidade, seguro e humanizado. Meu filho já teve grande evolução na socialização. É tudo muito gratificante”.
O Natea Caetés é composto por equipe multiprofissional, com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, serviço social, enfermagem e cuidadores, e integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC).
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito/ Ascom CHC