7º Centro Regional de Saúde realiza evento sobre humanização, saúde e trabalho

7º Centro Regional de Saúde realiza evento sobre humanização, saúde e trabalho

04/11/2025 Off Por ASCOM

O 7º Centro Regional de Saúde realizou, no dia 30 de outubro, no auditório da  Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o I Encontro de Servidores do 7º CRS da SESPA, com o tema: Diálogos sobre saúde e trabalho”.

O evento contou com a presença do coordenador estadual de Humanização, Guilherme Martins, e do técnico Luís Otávio Costa, que proferiram palestra sobre a importância da Política Nacional de Humanização no SUS; além  do diretor do 7º CRS, Valdinei Teixeira Júnior e da secretária municipal de Saúde de Muaná, Cláudia Moraes de Andrade.

O evento foi organizado pelo Grupo de Humanização do 7º CRS, que tem como como referência técnica, a assistente social, Tereza Guedes, que apresentou as ações de Humanização realizadas até o momento e os projetos futuros que são voltados aos nove municípios da Região do Marajó I.

A programação foi composta por diversas palestras, conduzidas por profissionais convidados que abordaram temas variados. A enfermeira especialista em Oncologia e membro da equipe técnica da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica da Sespa (Ceao), Maisa Souza, falou sobre a importância dos cuidados na prevenção do câncer de mama, como é feito o diagnóstico clínico e tratamento da patologia. Na sequência, a psicóloga Khárita de Nazareth Costa, pós-graduada em Psicologia Organizacional e que responde pela Gerência de Atenção ao Trabalhador da Sespa (GAT), abordou a necessidade de cuidados com a saúde do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho.

Em seguida, a nutricionista do GAT, Valéria de Menezes, falou sobre a relação da alimentação com a saúde e qualidade de vida do indivíduo e esclareceu várias dúvidas da plateia sobre alimentação e nutrição.

Finalizando o evento, o Doutor em Psicologia, Elenson Medeiros, fez uma apresentação sobre os cuidados de saúde mental no trabalho e a importância da humanização nas relações interpessoais.

Para a nutricionista Flávia Amaral, servidora da Regional de Saúde e membro da equipe de Humanização, o evento foi inovador e muito positivo, pois conseguiu alcançar a grande maioria dos servidores do 7º CRS.  “O evento foi pensado de maneira a trabalhar não somente o tema de Humanização, mas também conteúdos alusivos à campanha do Outubro Rosa e ao Dia do Servidor Público. Esta foi a primeira de outras ações do Grupo de Humanização que irão acontecer e que tem como objetivo melhorar as condições e relações de trabalho. Todos nós do grupo e o público-alvo do evento ficaram muito satisfeitos com tudo o que foi apresentado. Fica a sensação de missão cumprida, avaliou”.

Texto: Roberta Vilanova (SESPA)