Hospital Abelardo Santos alia arte e cuidado em oficinas voltadas a mães de recém-nascidos
11/11/2025
Para Laila (de azul), a atividade foi uma oportunidade de relaxar e descobrir novas habilidades
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, realiza nesta semana mais uma edição do projeto “Canto Criativo”, que oferece oficinas de artesanato às mães que acompanham seus filhos recém-nascidos em tratamento na unidade. Nesta edição, as atividades foram voltadas à confecção de cofres decorados com árvores de Natal feitas de fuxico.
Além de proporcionar momentos de descontração diante dos desafios da rotina hospitalar, a ação incentiva o desenvolvimento de novas habilidades que podem se tornar uma fonte complementar de renda. “Foi uma experiência muito legal em que pude cuidar de mim, aprender algo diferente, me distrair e, quem sabe, garantir uma renda no futuro”, afirmou a autônoma Laila dos Santos Melo, 22 anos.
Maiara Gomes da Silva, 23 anos, que também acompanha o filho recém-nascido no HRAS, demonstrou empolgação com a iniciativa. “É um momento para aliviar a mente, porque vivemos em constante tensão, especialmente quando quem está internado é alguém que amamos. Além de aprender algo novo, me senti mais confiante para continuar firme até que meu filho receba alta”, relatou.
O projeto integra a programação da tradicional Feira de Artesanato, que é realizada mensalmente no calçadão do hospital. A feira segue até quinta-feira (13), das 7h às 14h, e reúne peças manuais produzidas por artesãs da região, como artigos de decoração, bordados, crochês, pulseiras e produtos para escritório, entre outros itens disponíveis para colaboradores e usuários do Hospital Abelardo Santos.

Segundo Maiara, a oficina fez com que ela percebesse habilidades que não sabia que possuía
Humanização
A artesã Darlene Campos, 48 anos, responsável por conduzir a oficina, ressaltou a importância de fomentar a economia solidária e o empoderamento feminino. “Nosso trabalho é dar visibilidade aos produtos, mas também fazer diferença na vida dessas mulheres que, muitas vezes, são autônomas, donas de casa e não possuem uma renda fixa. Essas oficinas representam um incentivo e uma oportunidade”, destacou.
De acordo com o auxiliar administrativo e integrante do Comitê de Humanização (CH) do HRAS, Leonardo Silva, a atividade vai além do aprendizado artesanal. “Esses momentos fortalecem o empreendedorismo e promovem a troca de saberes. As artesãs ganham espaço para divulgar seus produtos e nossas pacientes vivenciam experiências de relaxamento e aprendizado, o que é gratificante”, explicou.
A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Abelardo Santos com a humanização no cuidado. Somente em 2024, a unidade realizou mais de um milhão de atendimentos e promoveu mais de 120 ações voltadas ao bem-estar de pacientes, familiares, colaboradores e comunidades do entorno. Com 360 leitos, o hospital é referência em obstetrícia e, no último ano, realizou mais de cinco mil partos.
Texto: Diego Monteiro (HRAS)



