Hospital Abelardo Santos amplia estratégias de prevenção à prematuridade em evento inédito
26/11/2025
Evento reuniu diversos profissionais assistenciais e abordou a rotina da UTI Neonatal e as ações de prevenção do HRAS
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, promoveu entre os dias 24 e 26 de novembro o 1º Encontro de Prematuridade da unidade. A iniciativa se soma a campanha nacional Novembro Roxo, que conscientiza a população e reforça os cuidados essenciais para reduzir os casos de partos prematuros e minimizar os riscos aos recém-nascidos em todo o Brasil.
Como uma das principais maternidades públicas do Governo do Pará, o HRAS realiza mais de 5 mil partos por ano. Somente entre janeiro e outubro de 2025, o complexo obstétrico contabilizou 3.967 nascimentos. Desse total, 12,30%, o equivalente a 488 recém-nascidos, chegaram ao mundo antes das 37 semanas de gestação, condição que aumenta a vulnerabilidade a complicações de saúde.

As coordenadoras Thamires Souza e Thalita Beltrão
Ao nascerem antes do tempo ideal, os bebês prematuros são encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, coordenada pela enfermeira Thamires Souza, e com a atuação da responsável técnica, a professora doutora Salma Saraty. “Fortalecer esse cuidado por meio de capacitações é uma das principais estratégias do HRAS. Por isso, trazemos os profissionais da assistência, apresentamos nossa realidade e compartilhamos técnicas que contribuem para o desenvolvimento desses recém-nascidos”, explicou Thamires.
Durante o encontro, os profissionais discutiram os desafios da prematuridade, a atenção necessária com base em pilares como humanização, qualidade e segurança, além do papel da equipe multiprofissional nesse processo. A programação incluiu dois minicursos presenciais e, ao final, os participantes visitaram uma exposição fotográfica sobre o cuidado dedicado aos prematuros.

Em 2025, 12,30% dos partos realizados no HRAS foram prematuros (Foto: Thamires Souza)
Prevenção – Segundo o Ministério da Saúde, um em cada 10 nascimentos no Brasil ocorre antes do período gestacional recomendado, índice que coloca o país entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo. Em 2022, foram 303.447 nascimentos antecipados, enquanto os dados de 2023 mostram uma pequena redução, com 303.144 casos. Em 2025, 245.247 ocorrências já foram notificadas.
A prevenção depende, sobretudo, de um pré-natal de qualidade oferecido pela Atenção Primária à Saúde (APS), acompanhado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e atenção especializada quando há uma gestação de risco. Nos casos em que o parto prematuro acontece, é essencial garantir cuidados específicos e monitoramento rigoroso para reduzir a morbimortalidade neonatal.

Exposição fotográfica mostra rotina do cuidado especializado ao prematuro no HRAS
Essas e outras orientações são repassadas às usuárias que buscam o Hospital Abelardo Santos durante a gestação. A unidade, referência em ginecologia e obstetrícia, mantém serviço de urgência e emergência 24 horas voltado para esse perfil. As ações também integram as estratégias de cuidado centrado no paciente do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), responsável pela gestão do hospital.
“Sabemos que uma equipe bem treinada, atuando conforme os protocolos de segurança e as técnicas apresentadas durante o 1º Encontro de Prematuridade do HRAS, faz toda a diferença. Mas é fundamental lembrar que uma gestante bem orientada, assim como seu acompanhante, contribui para evitar um parto antes do tempo adequado”, destacou a coordenadora do Centro Obstétrico, Thalita Beltrão.
Perfil – A maternidade funciona 24 horas por dia, com cinco salas de Parto, Pré-Parto e Pós-Parto (PPP), duas salas cirúrgicas e 50 leitos de internação e equipe especializada em acolhimento obstétrico e ginecológico. A unidade adota práticas humanizadas com uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, banhos de água morna e aromaterapia. Conta ainda com fisioterapeutas na sala de parto para maior conforto e bem-estar à mulher.
O HRAS é referência em assistência à mulher e à criança, com atendimento em quatro frentes: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O acolhimento também é garantido nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria conta com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil com atendimento 24 horas.
Texto e fotos: Diego Monteiro/HRAS


