Hospital Santa Rosa conquista o 1º lugar no Projeto de Boas Práticas em Ouvidoria do SUS
20/02/2026objetivo do projeto é reconhecer boas práticas em escuta e acolhimento ao usuário do SUS
O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), que integra a rede estadual de saúde do Pará, foi agraciado com o 1º lugar na categoria Hospital, uma honraria concedida pelo 6º Centro Regional de Saúde Tocantins, em reconhecimento ao projeto: “Humanização no SUS: escuta, acolhimento e direitos”, desenvolvido na unidade, que busca a escuta qualificada, o acolhimento e a garantia dos direitos dos usuários, reforçando os princípios da humanização na assistência à saúde.
Graças ao empenho de toda a equipe que, ao longo de 2025, implantou o Projeto: “Humanização no SUS: escuta, acolhimento e direitos”, o Hospital Santa Rosa conquistou o 1º lugar em “Boas Práticas em Ouvidoria do SUS”.
A Auxiliar Administrativa do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Jhennifer Gonçalves, apresentou o Projeto: “Humanização no SUS: escuta, acolhimento e direitos”, e explicou a proposta à coordenação, à direção e aos representantes do 6º Centro Regional que estavam presentes no evento de avaliação dos projetos.
Jhennifer Gonçalves, juntamente com toda a equipe do hospital, celebrou a conquista que foi concedida pelas Boas Práticas em Ouvidoria do SUS. “O Hospital Santa Rosa integra a humanização em sua cultura organizacional, desde o seu projeto de implantação até as ações promovidas e o processo de cuidado, garantindo boas práticas em escuta e acolhimento ao usuário do SUS. A gestão do Instituto Diretrizes tem sido bastante eficaz ao apoiar iniciativas como “Humanização no SUS: escuta, acolhimento e direitos”, o que apenas fortalece o comprometimento de todos com a missão da instituição. O prêmio pertence a todos nós que, de alguma maneira, ajudamos a promover mudanças de atitudes que nos conectam com um futuro melhor”, ressaltou.
A entrega da premiação ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no 6º Centro Regional de Saúde Tocantins. O troféu referente ao 1º lugar foi entregue por Núbia Casais, Ouvidora SUS e Murilo Elder, Responsável Técnico pela Humanização. Isso foi feito em reconhecimento à boa prática desenvolvida em 2025 no âmbito da Ouvidoria do SUS no Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa.
A conquista reafirma o compromisso do Hospital Santa Rosa com a escuta ativa, o acolhimento e a defesa dos direitos dos usuários, ao mesmo tempo em que fortalece os princípios da humanização no cuidado à saúde.
O evento, promovido pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), através do 6º Centro Regional de Saúde do Tocantins, teve como finalidade a entrega dos prêmios relacionados ao Projeto de Boas Práticas em Ouvidoria do SUS, que visa aperfeiçoar o acolhimento, a gestão e o encaminhamento das manifestações da população (elogios, queixas, denúncias, solicitações e sugestões), fortalecendo a gestão participativa e a melhoria contínua dos serviços de saúde.
O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa é administrado pelo Instituto Diretrizes (ID).
Texto: ASCOM/HRBTSR





