Hospital Santa Rosa promove ações alusivas ao Fevereiro Roxo e Laranja

Hospital Santa Rosa promove ações alusivas ao Fevereiro Roxo e Laranja

20/02/2026 Off Por ASCOM

Ação educativa na Clínica de Ginecologia eObstetrícia

Neste mês de fevereiro, o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) participa de duas importantes campanhas de conscientização: o Fevereiro Roxo, que chama a atenção para a doença de Alzheimer, lúpus e fibromialgia; e o Fevereiro Laranja, que é dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce da leucemia.  As campanhas destacam a importância de as pessoas estarem atentas aos sinais do corpo e procurarem orientação médica imediata.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, houve atividade na recepção da clínica de Ginecologia e Obstetrícia e no ambulatório, com a participação voluntária dos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Esamaz. Também foram distribuídos folders informativos, com orientações simples e diretas sobre  sinais, sintomas, diagnóstico e a importância de um acompanhamento apropriado para todas essas doenças.

Embora não tenham cura, o tratamento certo contra Alzheimer, lúpus e fibromialgia pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Usuários receberam orientações na sala de espera do ambulatório

Já em relação à leucemia, que é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos e a medula óssea, onde as células sanguíneas saudáveis são produzidas, o diagnóstico precoce é fundamental  para um tratamento eficaz.

A auxiliar administrativa do setor de Humanização, Antonilda Pinheiro, destacou que as ações alusivas ao mês não trabalham apenas temáticas essenciais, mas também abordam assuntos que precisam ser falados e discutidos, ampliando o acesso à informação e promovendo conscientização junto aos usuários. “Essas ações são de suma importância, pois contribuem para a educação em saúde, fortalecem o vínculo institucional e tornam o tempo de espera pelo atendimento mais produtivo e acolhedor, transformando esse momento em uma oportunidade de aprendizado e orientação”, comentou.

Alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Esamaz

Para a coordenadora da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia, Patrícia Muniz, a atividade em referência ao Fevereiro Roxo e Laranja é mais uma demonstração do compromisso da instituição em promover a saúde e compartilhar informações de qualidade com a comunidade. “Iniciativas educativas no ambiente hospitalar são fundamentais para ampliar o conhecimento dos usuários, incentivar o diagnóstico precoce e fortalecer a importância do acompanhamento adequado. Também qualificam o atendimento, promovem o acolhimento e demonstram o cuidado da instituição não apenas com o tratamento, mas com a prevenção e a conscientização em saúde”, opinou.

Entre as orientações de prevenção estão manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física e consultas médicas frequentes.

As ações do Fevereiro Roxo e Laranja prosseguem durante todo o mês, promovendo a educação, a empatia e a solidariedade, envolvendo usuários, acompanhantes e colaboradores da unidade hospitalar.

Texto: Wellington Hugles/HRBTSR

Fotos: Divulgação