ZIKA

ZIKA

A Zika é uma doença infecciosa causada pelo Zika vírus (ZIKV) e transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. A infecção pelo ZIKV pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves, porém em alguns casos, especialmente durante a gravidez, pode causar complicações graves como a microcefalia em recém-nascidos.

 

Distribuição do Zika

O primeiro isolamento humano do ZIKV foi relatado na Nigéria em 1953. Desde então, o ZIKV expandiu sua abrangência geográfica para vários países da África, Ásia, Oceania e Américas, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais, onde o mosquito Aedes aegypti está presente. No Brasil, a doença causou uma grande epidemia em 2015 e 2016, com um aumento significativo de casos de microcefalia.

 

Sintomas do Zika

A sintomatologia relacionada às infecções pelo ZIKV geralmente é branda e inespecífica. O período de incubação da doença varia de 2 a 7 dias. Dentre as manifestações mais comuns, destacam-se:

  • Febre baixa (≤ 98.5ºC);
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coceira;
  • Conjuntivite;
  • Dor de cabeça;
  • Dores nas articulações;
  • Fadiga;

Dentre as complicações neurológicas graves relacionadas ao ZIKV, pode-se destacar a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma condição rara em que o sistema imunológico ataca os nervos periféricos. E a microcefalia, manifestação grave de um espectro de defeitos congênitos, em que gestantes infectadas podem transmitir o vírus ao feto e essa forma de transmissão da infecção pode resultar em aborto espontâneo, óbito fetal ou malformações congênitas.

 

Prevenção do Zika

Assim como na dengue, a prevenção do Zika se baseia no combate ao mosquito transmissor e na proteção contra as picadas.

 

Tratamento do Zika

Assim como na dengue, não existe um tratamento específico para a Zika. O tratamento visa aliviar os sintomas da doença e é importante não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso do aparecimento de sintomas. O médico poderá indicar os medicamentos adequados para aliviar a febre, a dor e outros sintomas. Mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar devem ser acompanhadas conforme protocolos vigentes para o pré-natal, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde do Brasil.