Abelardo Santos avança com recurso tecnológico e adota a telemedicina

Abelardo Santos avança com recurso tecnológico e adota a telemedicina

03/06/2022 Off Por Roberta Vilanova

Especialidades atendidas pelas teleconsultas variam de acordo com a demanda dos pacientes

A partir deste mês, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, passa a usar os recursos da telemedicina como forma de estender o rol de especialidades médicas aos usuários internos. O objetivo da maior unidade de saúde do Governo do Pará é fazer uso de tecnologias de informação para agregar qualidade no atendimento, através do monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames de maneira rápida e eficaz.

O recurso já é utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. O serviço também será ofertado dentro de todas as recomendações estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM/PA), como, por exemplo, ter um profissional médico em cada ponta.

Para o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho, a Telemedicina é um projeto que já deu certo e a ideia é expandir ainda mais.  “Temos vários municípios que utilizam a prática. E agora, os pacientes do HRAS serão contemplados com o serviço que visa aumentar a oferta de especialidades na unidade. No projeto, as consultas são realizadas por meio de videoconferência, sendo o atendimento primário feito pelos profissionais do HRAS”, ressaltou o titular da pasta.

Atendimentos – A coordenadora de clínica médica do HRAS, Leciana Ramos, detalha sobre como devem funcionar os atendimentos. “As interconsultas com médicos especialistas serão realizadas através de software especializado em telemedicina, o especialista em uma ponta e um médico generalista no leito junto ao paciente”, explicou. Para fazer o atendimento nesta modalidade, o profissional deve ter Registro de Qualificação de Especialidade (RQE).

As especialidades que serão atendidas neste projeto, variam de acordo com a demanda dos pacientes. No final do mês de maio, já foram feitas, por exemplo, como piloto do projeto, consultas com pneumologistas, especialidade concorrida no mercado  em função do período da pandemia.

“Com o projeto, é possível estender aos usuários atendimentos para várias especialidades médicas. A telemedicina facilita o contato entre os profissionais do mundo todo, ajudando na qualidade da assistência dos pacientes. Vale ressaltar que, os pacientes do HRAS serão atendidos através das teleconsultas, após a necessidade de um especialista que não faz parte do perfil da unidade. É importante frisar que as teleconsultas serão acompanhadas por um clínico geral, facilitando, assim, a comunicação entre o paciente e o profissional que está do outro lado”, observou Paulo Henrique Ataíde, diretor técnico do Abelardo Santos.

Tecnologia – Para o serviço, serão usados equipamento de hardware e software como notebooks, câmera e internet. A demanda será de acordo com o quadro dos pacientes internados ou do ambulatório da unidade. Para o diretor Executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, o atendimento remoto já é uma realidade crescente. “A telemedicina é uma forma de agregar serviços aos nossos pacientes de forma rápida e eficaz. Estamos a cada dia na busca de aperfeiçoar a qualidade da assistência e a satisfação do usuário, reduzindo o número de transferências desnecessárias de pacientes e aprimorando a alocação de recursos para melhorar a saúde geral da população”, observou o gestor da unidade.

Perfil – O Hospital Regional Abelardo Santos, é uma unidade pública administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria da Sespa. A instituição oferece serviços de cirurgias eletivas e cirurgias de urgência e emergência, internações clínicas e cirúrgicas, atendimentos ambulatoriais, exames de diagnóstico, serviço de reabilitação, hemodiálise e Pronto Socorro 24 Horas, nas especialidades de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

Em relação às cirurgias, o HRAS atende as especialidades de obstetrícia, ginecologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, urologia, neurocirurgia, cirurgia geral, neuro coluna, cirurgia torácica, mastologia, ortopedia pediátrica, além de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos realizados na hemodinâmica pelas especialidades de endoneuro e endovascular.

No ambulatório são ofertadas as especialidades de nefrologia, cirurgia vascular, urologia, neurocirurgia, neurologia endovascular, neurocirurgia coluna, ginecologia, cirurgia torácica, mastologia, cirurgia pediátrica e clínica médica.

Texto: Roberta Paraense/HRAS
Foto: Divulgação