Abelardo Santos conta com tutoras do Método Canguru certificadas pelo Ministério da Saúde

Abelardo Santos conta com tutoras do Método Canguru certificadas pelo Ministério da Saúde

24/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Práticas do método serão replicadas para ao menos 115 profissionais do complexo neonatal

A partir desta semana, profissionais que integram a equipe do Complexo Neonatal do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, passarão por uma série de treinamentos voltados ao Método Canguru, que proporciona uma atenção humanizada ao colocar a mãe pele a pele com o bebê prematuro, até alcançar 2,5 quilos. As capacitações serão feitas por duas enfermeiras que receberam, neste mês, a certificação pelo Ministério da Saúde como tutoras das técnicas na instituição.

Um dos pilares do Método Canguru é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando o contato precoce e a presença constante da mãe junto ao recém-nascido. Com a certificação, a enfermeira pediátrica diarista, Izamara da Silva, garante que esses cuidados, a partir de então, serão intensificados. “O Hospital Abelardo Santos já trabalha com o projeto, mas, com o curso, tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e levar para outros profissionais do complexo. Vamos fazer diversas turmas, e treiná-las para a realização das técnicas”, explicou Izamara da Silva.

Os tutores estão aptos a treinar a equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais que podem ser formados como sensibilizadores do Método Canguru. “Atualmente, temos no complexo neonatal, 20 enfermeiros, 70 técnicos, 6 fisios e 20 médicos. Esses profissionais deverão ser contemplados nestes cursos, pois todos eles entram em contato com os bebês prematuros”, enfatizou Karla Luz, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Método – A primeira etapa do Método Canguru tem início ainda no pré-natal da gestação de alto risco, tendo continuidade na internação do recém-nascido na Unidade Neonatal. Os pais devem ser acolhidos, receber informações sobre as condições de saúde do seu filho, os cuidados dispensados, as rotinas, o funcionamento da unidade e da equipe que cuidará do recém-nascido. “No curso vamos abordar todas as etapas no cuidado do prematuro. Como nossa especialidade não é no pré-natal, começamos os cuidados especiais, desde o acolhimento desta gestante de risco, até a alta segura do bebê”, detalhou a enfermeira Thamires Palheta, tutora certificada pelo Ministério da Saúde.

Durante a internação do recém-nascido, os pais devem ter livre acesso à Unidade e serem encorajados a tocar no bebê para, em seguida, colocá-lo na posição canguru. A participação do pai é muito importante. Ele deve ser estimulado a participar em todas as atividades desenvolvidas. “No curso, também serão abordados os estímulos ambientais para esses bebês. Como os ruídos, iluminação e odores, devem ser atenuados durante essa hospitalização. Tudo que será abordado, faz parte da política do Método Canguru”, ressaltou Thamires.

No Brasil, esta política vem sendo incorporada às ações do Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. A base deste manual é a Norma de Atenção Humanizada ao Recém‑nascido de Baixo Peso ‑ Método Canguru, instituída na Portaria GM/MS nº 1.683 de 12 de julho de 2007.

Referência – Atualmente, a maternidade do Abelardo Santos é a segunda maior do estado do Pará, com média de 340 partos por mês. A unidade, referência no atendimento obstétrico da Rede Estadual de Saúde Pública, conta, também, com o suporte de com 50 leitos voltados à recuperação dos bebês prematuros, divididos em UTIs e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).

“Ao longo de 2021, o HRAS contabilizou quase 100 bebês prematuros na unidade, que receberam um atendimento de qualidade e humanizado, dentro da infraestrutura do HRAS, a qual é completa dentro do atendimento obstétrico e neonatal. Nosso complexo conta com cinco salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPPs), sendo uma delas, estruturada com uma banheira exclusiva aos procedimentos humanizados. Dentro dos UCI, aplicamos, ainda, o método dos cuidados intermediários Canguru, constituindo uma linha de cuidados progressivos”, frisou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos.

O gestor ainda observa que a unidade é pioneira no projeto Papai Canguru, lançado em agosto do ano passado, em alusão ao Dia dos Pais. “Entendemos que os cuidados devem ser estendidos a toda família. E o cuidado compartilhado é essencial. O Projeto Papai Canguru permite o acompanhamento paterno no intervalo da amamentação ou por 24h auxiliando a mãe. A iniciativa do HRAS visa prestar um atendimento cada vez mais humanizado, o qual proporciona o bem estar das famílias e estimula a evolução do tratamento do bebê que necessita de cuidados neonatais”, acrescentou Silveira.

Dados – No Brasil, 11,7% de todos os partos ocorrem antes do tempo previsto. O índice ainda é mais preocupante na região Norte do país, em que a incidência sobe para 14%. Os dados são do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Saúde, e dão conta de uma deficiência no acesso à informação, educação, inclusão e os cuidados compartilhados em uma gravidez.

O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. Ele é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS