Ações da Sespa alertarão para os males causados pelo fumo

Ações da Sespa alertarão para os males causados pelo fumo

26/05/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará neste domingo, 28, pela manhã, duas programações para alertar a população sobre os riscos do tabagismo e as doenças associadas à prática, além de apresentar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao tratamento para deixar de fumar.

Uma das ações acontecerá no Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante (Cratf), mantido pela Sespa no térreo da Unidade de Referência Especializada (URE), na Avenida Presidente Vargas com travessa Osvaldo Cruz, centro de Belém. Em quase 20 anos de atividade, o Centro já atendeu mais de 5 mil pessoas e registra a média de 30 pacientes que procuram atendimento a cada mês. 

Na programação deste domingo, a equipe do Cratf fará avaliação da dependência dos usuários de cigarro convencional e de cigarro eletrônico, a medição de pico de fluxo expiratório e a inscrição de pessoas que queiram participar do tratamento para deixar de fumar. Além disso, as ações oferecerão vacinação, testes rápidos para detecção de hepatites virais e HIV e inscrição para o exame de espirometria, que analisa a quantidade de ar que alguém pode colocar dentro e fora de seus pulmões, bem como a velocidade com a qual essa ventilação acontece.

“Trata-se de um exame de rotina na área da pneumologia e é uma conhecida companheira na avaliação periódica de pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica”, explica a médica pneumologista Fátima Amine, coordenadora do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante.

 

Na ação do Cratf, haverá apresentações culturais de dança, balém, carimbó, judô e karatê, além da exposição de vários tipos de cigarros eletrônicos e de narguilé, a título de alerta a pais de crianças e adolescentes.

No Cratf, o tratamento inicia com os exames que vão identificar o quadro clínico e de tabagismo do paciente, e prosseguem com sua admissão em um grupo com outros dependentes para uma abordagem cognitiva comportamental, que busca entender o porquê de ele se tornar fumante e os motivos pelos quais quer parar. Avaliados os níveis de dependência, eles podem ser tratados com medicamentos receitados ou com a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN).

Outra programação alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco acontecerá na praça da República, também no domingo, 28, de 8 às 13 horas, mediante realização da equipe técnica da Coordenação de Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CDCNT) da Sespa.

Entre os serviços a serem oferecidos, haverá aferição de pressão arterial e glicemia, orientação de Enfermagem, testagens rápidas para HIV, hepatites e sífilis, vacinas, auriculoterapia, avaliação e orientação de nutricionista e agendamento de exames e consultas para homens a partir de 30 anos de idade.

Essa linha de programação da Sespa, ainda que alusiva à prevenção dos males causados pelo fumo, também está engajada na campanha “Maio Amarelo” deste ano, cuja temática é “No Trânsito, Escolha a Vida”.