Ações de saúde no TerPaz incluirão testes e orientações para a Covid-19

Ações de saúde no TerPaz incluirão testes e orientações para a Covid-19

27/01/2022 Off Por Mozart Lira

Neste sábado (29) e domingo (30), o projeto ‘TerSaúde’, realizado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), dentro dos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), será voltado para a “Ação Covid”, com testes e orientações sobre a doença.

As atividades do sábado, 29, acontecerão na Usina da Paz da Cabanagem e na Escola Igarapé Miri, no Guamá. No domingo, 30, os atendimentos acontecerão na Escola Padre Benedito Chaves, no Jurunas, e na Escola Dom Calabria, no município Marituba. Em todos os locais, os atendimentos começarão às 8 horas e seguirão até 13 horas.

“O objetivo é oferecer essa alternativa para as pessoas, aos finais de semana, para que tenham acesso a testes para detecção de Covid. Assim, o projeto é desenvolvido dentro das ações do TerPaz para dar vazão às demandas durante a semana, que são realizadas por outros polos de testagem implantados pelo governo do Estado”, explica a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

Ainda segundo Alessandra, a expectativa é que mais pessoas sejam atendidas e testadas, para que saibam das suas condições sorológicas. Em três anos de realização do TerPaz, é a terceira vez consecutiva que a Sespa muda o perfil de atendimento para oferecer, temporariamente, somente testagens e orientações para Covid-19 à população dos bairros atendidos pelo programa.

O secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, destaca que a “Ação Covid” o TerPaz é mais uma opção que o governo do Estado oferece à população para que tenha acesso aos testes, sobretudo para aqueles que não tiveram oportunidade de fazer isso durante a semana.

A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado é na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. Dessa forma, o paciente será submetido à nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

As testagens também se somam às outras estratégias que o  governo estadual está realizando para conter a terceira onda de Covid-19 o Pará, como a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.

“Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia ainda não acabou e é essencial que todos continuem mantendo os protocolos de segurança, higienização das mãos, uso correto da máscara e manter o distanciamento social”, destaca Rômulo Rodovalho.

 

Serviço:

Ação Covid

Sábado, 29/01, de 8 às 13 horas

  1. Usina da Paz da Cabanagem (Avenida Damasco, 37, bairro da Cabanagem, Belém), com distribuição de senhas.
  2. Escola Igarapé Miri (Passagem Barão de Mamoré, 767, bairro do Guamá, Belém), com distribuição de senhas.

 

 

Domingo, 30/01, de 8 às 13 horas

  1. Escola Padre Benedito Chaves (Rua dos Mundurucus, 760, Jurunas, Belém)
  2. Escola Dom Calabria (Rua Sexta, 576, bairro Nova União, em Marituba)

 

Foto: José Pantoja (Ascom/Sespa)