
PSE do 7°CRS e de Muaná em ação integrada ao combate à doença de Chagas no Marajó
22/08/2024Nesta semana, a Coordenação do Programa Saúde da na Escola (PSE) do 7° Centro Regional de Saúde (CRS) da Sespa, em parceria com a Coordenação Entomológica e Vigilância Sanitária estiveram no município de Muaná para juntos realizarem atividades com os alunos e comunidade acerca dos cuidados necessários para a prevenção de Doença de Chagas.
Na ocasião se abordou a identificação do inseto vetor da Doença de Chagas e seus hábitos, bem como outros modos de transmissão (oral, transfusão sanguínea e de mãe para crianças), prevenção, sintomas e tratamento.
A nutricionista e Coordenadora Regional do PSE, Iane Guimarães, afirmou acerca da importância dessas ações para as novas gerações: “O 7°CRS sempre deu apoio aos municípios nas ações de fiscalização de estabelecimentos que comercializam açaí, mas observamos que pessoas que manipulam o açaí há muitos anos possuem hábitos enraizados e mostram maior resistência em cumprir as adequações sanitárias, como o branqueamento. As intervenções nas salas de aula para as novas gerações não apenas expõe a problemática dos cuidados dentro de casa para a prevenção deste doença, mas formam cidadãos mais críticos em relação a escolha de onde comprar ou como manipular o açaí, visto que muitos deles poderão ser futuros produtores ou vendedores de açaí. Assim, a conscientização agora é de suma importância para resultados futuros”.
As secretarias de Saúde e de Educação de Muaná foram de suma importância para o desenvolvimento desta ação, que contou com atividades em três escolas municipais e com a participação de mais 220 alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, 34 colaboradores escolares e 45 moradores de comunidades ribeirinhas.