Agosto Dourado na Santa Casa debate ‘Redes de apoio e sustentabilidade à amamentação’

Agosto Dourado na Santa Casa debate ‘Redes de apoio e sustentabilidade à amamentação’

26/08/2025 Off Por ASCOM

Participam do Seminário Científico ‘Sistemas de Apoio e Sustentabilidade no Aleitamento Materno’, promovido pela Secretaria de Saúde do Pará ( SESPA), gestores e profissionais de saúde de instituições de saúde do Pará, como as Secretarias de Saúde do Pará e de Belém, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Sociedade Paraense de Pediatria e outras entidades que atuam no apoio à amamentação e à doação de leite humano, como o Corpo de Bombeiros do Pará, por meio do projeto Bombeiro da Vida.

O evento acontece hoje (26) e amanhã (27) no Auditório do Centro de Estudos e Treinamento em Saúde da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (CETS/FSCMP). Para o presidente da Santa Casa e anfitrião do evento, Bruno Carmona, a presença de profissionais e representantes de tantas instituições de saúde no evento demonstra a importância do Aleitamento Materno como uma ação que une instituições de saúde do SUS nas três esferas e é uma responsabilidade que a Santa Casa  do Pará abraça há quase 4 décadas.

“O Banco de Leite Humano da Santa Casa foi criado em 1987 e desde então cumpre com o seu papel de realizar ações que incentivam o aleitamento materno e a doação de leite, tão necessária para os nossos prematuros internados. Esse evento do Agosto Dourado reúne os nossos pares, que estão engajados nessa luta, e reitera a necessidade de buscarmos juntos alimentos para os nossos bebês, cumprindo com a nossa missão de cuidar das pessoas e também de gerar conhecimento sobre essa causa”, afirmou o presidente da Santa Casa.

Reforçando a importância de ações sustentáveis e do fortalecimento da rede de apoio ao aleitamento materno e à captação de leite para o Banco de Leite da Santa Casa, o secretário de saúde de Belém, Rômulo Nina de Azevedo, anunciou a criação de um posto de coleta de leite humano, coordenado pela secretaria de saúde do município.

“A Secretaria de Saúde de Belém se une à causa da amamentação por meio de orientações às gestantes atendidas nas unidades de saúde e agora reforçando essa parceria entre Estado e Município com a criação de uma sala de coleta que vai funcionar no Mercado de São Brás”, anunciou.

Além do secretário municipal de saúde e do presidente da Santa Casa, estiveram  presentes na abertura, a diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Sespa, Ana Paula Reis, que representou a presidente da instituição, Ivete Gadelha, a coordenadora de saúde da criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo, e a pediatra Vilma Hutim, representante da Sociedade Paraense de Pediatria.

O seminário prossegue durante a tarde de hoje,26, e durante a manhã de quarta, 27. Entre os assuntos abordados nas palestras estão o Apoio à Amamentação Negra: da ancestralidade aos dias atuais, a “Cultura” da prescrição de fórmulas infantis e os impactos na crise climática e sobre o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno: Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis.