
Atuação do Hospital Regional da Transamazônica é elogiada por pacientes e acompanhantes
05/03/2023
Unidade é referência para mais de 500 mil pessoas na região do Xingu
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) desempenha um trabalho na região do Xingu, sudoeste do Pará, reconhecido por pacientes e acompanhantes que têm passado pela unidade. Prova disso são os relatos e elogios que destacam a atuação do hospital desde a recepção, médicos, equipe multiprofissional, apoio e demais setores.
Outro destaque importante do hospital, que é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), é a boa recuperação dos pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos.
Desde o primeiro dia do mês de março, a unidade já realizou 35 cirurgias de média e alta complexidades, entre as especialidades de ortopedia, ginecologia, cirurgia vascular, cranioplastia, entre outras intervenções.
De acordo com Ricardo Carajeleascow, diretor Geral do HRPT, os números demonstram o esforço e trabalho de toda equipe dedicada a ofertar assistência segura e de qualidade. “Aqui no HRPT, são mais de 500 profissionais empenhados em oferecer atendimento seguro, eficiente e humanizado em todas as áreas”, afirma.

O treinamento foi ministrado pelo médico cardiologista Juan Felipe Castillo
Entre as cirurgias realizadas, estão a de Francisco Duarte, 53 anos, que deu entrada na unidade com queimaduras nas mãos e pés, após sofrer descarga elétrica enquanto trabalhava. Na última sexta-feira (03/03), ele passou por procedimento de raspagem nos membros e agora se recupera na Clínica Cirúrgica do hospital.
Para ele, a dedicação e cuidado de toda equipe o surpreendeu positivamente. “Desde que cheguei aqui, sempre fui muito bem atendido. Eles são muito dedicados. Sempre perguntando se estou bem, se preciso de alguma coisa. Graças a Deus eu vim parar no lugar certo”, celebrou o paciente.
A qualidade da assistência ofertada e a humanização do atendimento vêm sendo comprovadas pelos próprios pacientes e acompanhantes que permanecem no HRPT. Como é o caso da autônoma Cleia Silva, moradora de Altamira, que acompanha a filha de 20 anos, que deu entrada na última quinta-feira (02/03), para realizar uma cirurgia eletiva no dia seguinte à internação, a cranioplastia. Esse procedimento reparador recupera a função protetora do crânio.
Cleia fez questão de elogiar o atendimento do HRPT e destacou a atenção que os profissionais da unidade têm dedicado à filha. “Só tenho agradecimentos e elogios ao Regional. Nesse momento, minha palavra é de agradecimento, porque desde que entramos aqui, fomos bem recebidas e atendidas. Os quartos estão sempre limpos e a alimentação é muito boa. Todos estão de parabéns”, parabenizou a autônoma.
O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Texto: Karine Sued /HRPT
Fotos: Divulgação