
Barco Hospital Papa Francisco realiza mais de 900 atendimentos no oeste do Pará
03/06/2022
O Barco Hospital é uma estratégia da Sespa com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus
A 52ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus está em curso desde a última quarta-feira (1º). A iniciativa é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Esta é a segunda expedição realizada após a renovação do convênio firmado entre o Governo do Pará e a Associação. Nos últimos anos, a unidade móvel de saúde se tornou uma importante estratégia para oferecer atendimento a comunidades ribeirinhas de difícil acesso por meio terrestre.
Nesta expedição, o barco está atracado na Região do Aritapera, na Escola Santíssima Trindade, pertencente ao município de Santarém, no Oeste do Pará. Segundo o frei Afonso Bici, responsável pela coordenação das atividades do Barco Hospital, o local foi escolhido por questões hidrográficas e por contar com a estrutura da escola para o serviço de triagem e outras atividades de apoio.
O objetivo da expedição é atender a toda a Região do Aritapera, composta por 14 comunidades ribeirinhas, além da Região do Urucurituba, com sete comunidades. O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destacou a importância de uma nova expedição: “Nosso compromisso é levar saúde por todo o Pará, e fico feliz em ver mais uma ação do Barco Hospital atendendo mais comunidades de difícil acesso. A ideia é buscar sempre alternativas para atender nossa população onde ela estiver”, reiterou.
Para o atendimento da população, a embarcação dispõe de consultórios médicos e odontológicos, centro cirúrgico totalmente equipado para procedimentos anestésicos, cirurgia e recuperação pós-anestésica, além do apoio diagnóstico com laboratório de análises clínicas e exames de imagem.

Atendimento em oftalmologia, uma das especialidades oferecidas pela expedição
Primeiro dia – Depois do primeiro dia dedicado à chegada dos profissionais que trabalharão na expedição, na quinta-feira (02), foi iniciado o atendimento à população da região. Foram realizados cerca de 900 atendimentos, incluindo 170 consultas médicas, 54 consultas e procedimentos odontológicos, 465 exames (de laboratório, ultrassonografia, raio X, mamografia e oftalmológicos), 11 cirurgias de baixa e média complexidade e 92 atendimentos farmacológicos com dispensação de remédios prescritos.
A atual expedição conta com uma equipe de 52 profissionais (incluindo 12 voluntários), entre médicos, tripulação, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. O Barco Hospital oferece as seguintes especialidades na 52ª expedição: clínica geral, ginecologia, ortopedia, radiologia, anestesia, cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço e odontologia. A equipe também foi reforçada com profissionais do município de Santarém, que colaboram com o êxito do projeto.
Os serviços de saúde da 52ª Expedição do Barco Hospital serão realizados até o dia 07 de junho, com estimativa de realizar mais de 5 mil atendimentos.
Texto: Edilson Teixeira/Sespa
Fotos: Divulgação