Belém ganha nova modalidade do programa “Agora Tem Especialistas” e amplia oferta de cirurgias e atendimentos
30/10/2025
Belém passa a contar com uma nova expansão do programa “Agora Tem Especialistas”, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Ministério da Saúde e a rede Hapvida. A iniciativa marca o início da modalidade de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), que permitirá ampliar significativamente o acesso a cirurgias e atendimentos especializados na capital paraense.
Com essa nova etapa, a previsão é de que sejam realizadas, ao longo de um ano, 480 cirurgias eletivas e 1.680 Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) – que reúnem consultas, exames e procedimentos diagnósticos em um mesmo fluxo de cuidado. Os atendimentos serão realizados no Hospital Rio Mar, da rede Hapvida, o que vai garantir mais agilidade no processo e redução no tempo de espera da população.
De acordo com o diretor do Departamento de Análise e Serviços da Sespa, Flávio Reis, o programa vem se consolidando como uma importante estratégia de integração entre a rede pública e a rede privada de saúde.
“O ‘Agora Tem Especialistas’ está em operação em 13 hospitais regionais, ampliando a oferta de cirurgias eletivas e priorizando pacientes conforme o quadro clínico. Além disso, o programa tem componentes ambulatoriais e de crédito financeiro, que fortalecem a capacidade de atendimento do Estado. Agora, com o componente de ressarcimento, garantimos a sustentabilidade e a continuidade das ações, promovendo uma rede mais resolutiva e eficiente”, explicou Flávio Reis.
O “Agora Tem Especialistas” integra diferentes frentes de atuação: o Componente Cirurgias Eletivas, que amplia a oferta de procedimentos nos hospitais regionais; o Componente Ambulatorial, que inclui atendimentos itinerantes da Carreta da Mulher, com consultas em ginecologia e oncologia; o Componente Crédito Financeiro, que viabiliza parcerias com instituições como o Hospital Beneficente Portuguesa, a Clínica Cynthia Charone e o Hospital Maradei; e, agora, o Componente de Ressarcimento, que formaliza a integração entre o SUS e os planos de saúde.

Secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz
Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, a ampliação em Belém reforça o compromisso do governo do Pará em garantir atendimento rápido e de qualidade à população. “O governador Helder Barbalho tem determinado que a saúde chegue cada vez mais perto das pessoas, com resolutividade e acolhimento. Essa nova etapa do programa representa mais um passo nesse caminho, ampliando o acesso a especialistas e procedimentos e fortalecendo o SUS no Pará”, afirmou Ivete Vaz.
Com resultados concretos em várias regiões do Estado, o programa segue avançando e consolidando um novo modelo de cuidado, baseado na integração entre redes e na ampliação da oferta de serviços.
“Nosso objetivo é reduzir filas, ampliar a resolutividade local e regional e oferecer à população um sistema de saúde mais ágil, humano e eficiente”, destacou Flávio Reis.
Texto: Giullianne Dias (SESPA)



