Hospital Regional do Leste reforça conscientização e prevenção ao AVC
28/10/2025
Josefa Maria da Conceição, usuária do HRPL, recebeu diagnóstico e agora cuida da pressão arterial
Outubro é o mês de conscientização sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Diante desse cenário, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), referência no atendimento a vítimas de AVC, destaca a importância do cuidado contínuo com a saúde e fornece orientações fundamentais para prevenção.
Com o Dia Mundial do AVC, em 29 de outubro, o Hospital localizado em Paragominas, município do sudeste paraense, reforça o compromisso com a saúde e o bem-estar da população.
O neurocirurgião Gustavo Ferreira Martins explica que o AVC ou Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como derrame, acontece quando o sangue deixa de chegar a uma parte do cérebro. “Isso pode ocorrer por entupimento (isquêmico) ou rompimento de um vaso sanguíneo (hemorrágico). Quando isso acontece, as células do cérebro começam a morrer”, informa o especialista.
Sinais e sintomas:
1. Rosto torto – peça para a pessoa sorrir e veja se um lado do rosto não se mexe;
2. Fraqueza em um lado do corpo – braço ou perna ficam fracos ou dormentes;
3. Dificuldade para falar – fala enrolada, confusa ou incapacidade de entender o que se diz;
4. Perda súbita da visão – em um olho ou nos dois, e
5. Dor de cabeça muito forte e repentina – diferente das dores comuns.
Diante da gravidade do AVC, o médico ressalta que “tempo é cérebro”. Isso requer que, quanto antes o tratamento começar, maiores as chances de recuperação.
No entanto, o Acidente Vascular pode ser prevenido com alguns importantes cuidados com a saúde, entre eles manter a pressão arterial sob controle; alimentação saudável com menos sal, gordura e alimentos industrializados; atividade física regular; evitar fumo e bebidas alcoólicas em excesso, e controlar o diabetes e o colesterol.
Aprovação – Usuária do Hospital Regional, Josefa Maria da Conceição, 71 anos, tem hipertensão arterial, fator de risco para o AVC. Moradora de Paragominas, ela destaca o acolhimento recebido na unidade e fala sobre os cuidados que passou a adotar após o diagnóstico. “Descobri a pressão alta a partir de uma dor de cabeça terrível. Fiz alguns exames a pedido do médico e comprovou o diagnóstico. Procurei me alimentar melhor e fazer caminhadas. Além disso, evito situações e lugares que possam me causar estresse”, diz a aposentada.
O HRPL alcançou a marca de 163.145 atendimentos e procedimentos realizados no primeiro semestre de 2025.
Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), nas subseções do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), foram registrados 174.626 óbitos por AVC no Brasil entre os anos de 2019 e 2023.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto: Pedro Amorim – Ascom/HRPL



