Campanha de doação de sangue do ‘Abelardo Santos’ alcança 366 bolsas

03/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

A meta da campanha foi superada, mas é preciso continuar doando para manter o estoque de sangue do Hemopa

Em clima junino, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, encerrou a 4ª Campanha de Doação de Sangue e de cadastro para doação de medula óssea, realizada em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), na tarde de sexta-feira (02).

Com o tema “Forrozeiros Solidários”, a programação contou com atrações musicais e regionais, registrando 404 doadores, em dois dias, dos quais 366 estavam aptos à doação. O número de captações pode salvar até 1.464 vidas, já que uma bolsa atende até quatro pessoas.

Com o êxito do evento, a meta de 120 doadores por dia, totalizando 240 doações, quase dobrou. O “Abelardo Santos”, em média, faz 400 transfusões de sangue a cada mês. “O intuito foi sensibilizar usuários, a comunidade e colaboradores sobre a importância da doação. Quando eles entendem que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, podendo ser até de uma pessoa conhecida, o ato solidário acontece. Além de duas campanhas durante o ano, ainda orientamos acompanhantes e familiares dos pacientes”, disse Bárbara Freire, diretora Técnica do HRAS.

Arraial do Pavulagem animou a campanha solidária

Cultura e solidariedade – A iniciativa contou com a participação da Banda Musical do Corpo de Bombeiros Militar e de integrantes do grupo Arraial do Pavulagem.

Mesmo após o plantão noturno, a enfermeira assistencial do HRAS, Luciana Medeiros, permaneceu na unidade para fazer sua doação. “Eu já perdi o medo, e estou doando pela segunda vez. Como eu trabalho no Hospital vejo o quanto as pessoas precisam de sangue, e isso faz aumentar minha vontade de contribuir e salvar vidas”, contou.

Retribuição – Ao doar sangue pela primeira vez, o agricultor Francisco Gerlan da Silva, 32 anos, também superou o medo. Ele está acompanhando a mãe, que devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRAS. “Como ela precisou de sangue durante alguns procedimentos, agora quero retribuir esse ato. Eu tinha vontade de doar, mas o medo não deixava. Depois das orientações, tomei coragem. Pretendo doar mais vezes”, informou.

“A campanha encerra com saldo positivo, mas as doações podem continuar durante todo o ano. As pessoas interessadas em realizar a doação para a nossa unidade podem se dirigir a um dos postos do Hemopa e destinar a doação para o código 2105”, explicou a gerente Assistencial Adriléia Brito.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos registra a média mensal de 400 transfusões de sangue, e precisa encaminhar mensalmente ao Hemopa pelo menos 50% do que utiliza, para manter os estoques da Fundação, que é responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado.

O HRAS é uma unidade do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS