Capacitações da Sespa abordarão transmissão do HIV entre mãe e bebê

30/11/2023 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio de sua Coordenação de IST/Aids, realizará dois ciclos de capacitação para profissionais de saúde de Belém, envolvidos na linha de cuidado da transmissão vertical do HIV, entre os dias 04 e 05 de dezembro.

Um dos ciclos de treinamento acontecerá durante esses dois dias no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, com limite de inscrição para até 150 profissionais de saúde com atuação na capital.

O outro acontecerá no mesmo período, só que no auditório da sede da Polícia Federal, em Belém, e voltado para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) lotados na capital.

Confira a programação

Dia 04/12 – Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

8h30 às 9h45: Diagnóstico da infecção pelo HIV – Abordagem sobre o fluxograma laboratorial dos exames de HIV, com Luiz Fernando, da Universidade Federal do Pará (UFPa).

10 às 12 horas: Fluxograma dos Exames de Carga Viral Contagem de Células T CD4+ e Genotipagem às Gestantes e Recém-nascidos expostos/HIV, com Maria Amélia de Oliveira, do Laboratório Central do Estado (Lacen/PA).

Público-alvo: Farmacêuticos, biomédicos e técnicos de laboratório do CASADIA, CTA Belém, Unidades Municipais de Saúde/UMS, Vigilância Sanitária Municipal, 1º Centro Regional de Saúde-CRS, laboratórios particulares e/ou conveniados. N° de participantes: Até 150

04/12/2023 – Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana

14 às 16h: Manejo Clínico, Laboratorial e de Tratamento da Gestante Vivendo com HIV, com Vanessa Santos, da Uremia.

16h5 às 17h15: Importância do Controle da Coinfecção TB-HIV, com Marcos Santos, da Coordenação de IST/Aids da Sespa.

Público-alvo:  Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde envolvidos na linha de cuidado da TV do CASADIA, Casa da Mulher; UMS-Belém, representantes das maternidades dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia do Pará; Aberlado Santos; Hospital de Clínicas; Ordem Terceira e Beneficente Portuguesa; profissionais da Vigilância epidemiológica do município de Belém e 1° CRS. N° de participantes: até 150.

05/12/2023 – Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana

8 às 9h: Breve abordagem sobre a Vigilância Epidemiológica do HIV/Aids- materno infantil/SINAN, com Reginaldo Almeida

9 às 9h45: Fluxo de Informação do SISLOGLAB, distribuição dos Teste Rápidos e solicitações pela rede municipal de Belém, com Isis Mendes, da Coordenação de Hepatites Virais da Sespa.

10 às 10h45: Breve abordagem sobre SICLOM, com Hoberdan Monteiro, da Coordenação de IST/Aids da Sespa.

10h5 às 11h30: Conversando sobre SIMC, com Manoel Samuel, da Coordenação de IST/Aids da Sespa.

11h30 às 12h: Breve abordagem sobre SISCEL, com Maria Amélia de Oliveira, do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Público-alvo: Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde envolvidos na linha de cuidado da TV da Atenção Básica, CASADIA, maternidades dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia do Pará; Aberlado Santos; Hospital de Clínicas; Ordem Terceira e Beneficente Portuguesa; profissionais da Vigilância epidemiológica da SESMA e do 1° CRS.

N° de participantes: Até 150.

Dia 05/12/2023 – Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana

14 às 16h30: Fluxo de PREP e PEP na região metropolitana e sua importância como estratégia para prevenção de novos casos de HIV, com Ronaldo Monteiro, da Casa Dia (Sesma).

16h30 às 17h30: Processo de Certificação e/ou Selo de Boas Práticas para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis, com Hildemar Fernandes, da Coordenação de IST/Aids da Sespa.

Público-alvo: Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde envolvidos na linha de cuidado da TV do CASADIA, da Atenção Básica, maternidades dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia do Pará; Aberlado Santos; Hospital de Clínicas; Ordem Terceira e Beneficente Portuguesa e representantes do 1° CRS.

Número de participantes: até 150.

04 e 05/12, de 8 às 12h e de 14 às 18h – Auditório da sede da Polícia Federal, em Belém – avenida Júlio César com Almirante Barroso.

8 às 12h e de 14 às 18h – Capacitação dos agentes comunitários de Saúde (ACS) quanto ao seu papel na equipe multiprofissional envolvida no controle e eliminação da transmissão vertical pelo HIV/Aids.

Será explanado com linguagem clara e acessível a importância epidemiológica do HIV/Aids no Brasil, Estado do Pará e município de Belém. Além dos aspectos conceituais, classificação, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, papel do ACS na linha de cuidado da transmissão vertical do HIV, preenchimento adequado da carteirinha de pré-natal e discussão dos casos trazidos pelos ACS.

Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde – ACS

N° de participantes: 600

Palestrantes: Manoel Samuel; Jamille Auzier; Romulo Cardoso e Isis Oliveira.