
Centro de Hemodiálise de Tailândia registra a troca de cateteres em seus usuários
23/02/2025
Ação promovendo mais segurança e eficiência no tratamento dos usuários renais
Em dezembro do último ano, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou o novo Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Tailândia (HGT), ratificando a importância da descentralização dos serviços de saúde no estado. Desde a sua entrega, já foram realizadas trocas de cateter em 10 pacientes, ampliando o acesso a um tratamento mais seguro e eficaz.
O procedimento consiste na troca do Cateter Duplo Lúmen (CDL), de curta duração, para o Cateter Tunelizado de Longa Duração (CTLD). O médico nefrologista do Centro de Hemodiálise do HGT, Nicola Oliva, explica que o dispositivo melhora a eficiência da terapia, permitindo uma remoção mais eficaz das escórias metabólicas do sangue. Isso contribui para aumentar a sobrevida do paciente e reduzir os sintomas causados pela disfunção renal.
“Além disso, esse tipo de acesso vascular reduz o número de infecções nos pacientes. Não existe um tempo definido para a troca, porém recomenda-se a confecção de acesso tunelizado ou fístula arteriovenosa o mais cedo possível. O implante de cateter tunelizado, além de garantir uma diálise mais eficaz, também proporciona maior qualidade de vida, inclusive em aspectos estéticos”, observou o médico.
Ele explica ainda que, com estes procedimentos, o acesso do cateter fica mais protegido e localizado em áreas menos visíveis, reduzindo, assim, os julgamentos e o estigma social enfrentado por pacientes em hemodiálise. Atualmente, o HGT possui 32 pacientes cadastrados no Centro de Hemodiálise, realizando a diálise três vezes por semana.
Este é o 10º Centro de Hemodiálise do Pará, equipado com 20 cadeiras modernas, sendo 18 para tratamentos regulares e duas exclusivas para pacientes com hepatite B. A unidade oferece assistência de qualidade, segurança e humanização aos usuários renais crônicos da região. A inauguração representou um marco na descentralização da saúde na região, ampliando o acesso ao tratamento especializado.
Com funcionamento de segunda a sábado, em três turnos diários, o centro tem capacidade para realizar cerca de 1.560 sessões por mês, atendendo até 60 pacientes por dia.

Raimunda Marly Alves da Silva, de 64 anos, foi uma das beneficiadas pela troca do cateter
Aprovação – A idosa Raimunda Marly Alves da Silva, de 64 anos, é usuária renal do centro e foi uma das beneficiadas pela troca do cateter. Ela aprovou o serviço, enfatizando o acolhimento humanizado. “Com atroca de cateter, me sinto mais segura, antes não dormia direito, pois o antigo ficava no pescoço, era incômodo. Além disso, eu tinha vergonha de ser tão exposto. E referente ao atendimento aqui, ele é excelente. Me sinto bem acolhida, o ambiente é aconchegante e o lanche oferecido é bem servido”, finalizou a dona de casa, que, antes da inauguração do Centro de Hemodiálise do HGT, fazia seu acompanhamento na Policlínica do município de Tucuruí, que também é do governo do estado.
HGT – O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Texto: Ascom/HGT
Fotos: Briuno Cruz e Roni Moreira/Ag. Pará