Cepa realiza ação itinerante na região Sudeste para pessoas com autismo

20/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Depois de passar pelos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, chegou a vez de Marabá, região sudeste do Estado, receber a ação itinerante da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), através da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa). A ação itinerante aconteceu na manhã de quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Marabá e contou com a casa cheia.

Entre as ações realizadas estão entrega de carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA), palestras para pessoas com autismo, familiares, profissionais da causa da inclusão, público em geral e ainda Feira do Empreendedorismo Inclusivo.

A coordenadora estadual de políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, ressalta que em alusão ao mês de conscientização sobre o Autismo, a ação é uma oportunidade para unir forças e falar ainda mais sobre o tema. A atividade itinerante da Cepa acontece nos municípios onde há maior demanda de pessoas com o transtorno. “Trazemos não apenas a capacitação e conscientização, que são também muito importantes, mas estamos entregando ainda mais carteiras que aumentam essa base de dados e replicando a feira do empreendedorismo inclusivo”, complementa a titular da Cepa.

Nayara Barbalho destaca que o governo do Estado trabalha ativamente para construir políticas públicas de inclusão. Atualmente, existem três Nateas- Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista- em funcionamento: Belém, Capanema e Tucuruí, e mais quatro em construção nos municípios de Marabá, Santarém, Breves e Altamira. A previsão é de que o Natea de Marabá seja entregue ainda durante este ano.

A titular da Cepa lembrou também que no Pará, discentes da Universidade Estadual do Pará (Uepa) em várias partes do estado, concluíram uma pós-graduação lato sensu na área do autismo e ainda neste semestre será entregue o 1º laboratório do Brasil de formação profissional (CETEA).

A atividade itinerante da Cepa acontece nos municípios onde há maior demanda de pessoas com autismo

NATEA- O Natea de Marabá funcionará na Policlínica e atenderá cerca de 200 pessoas com TEA, contará com atendimento intensivo (individualizado) e semi-intensivo (trabalho de terapia de grupo). Parte da estrutura do Natea terá também sala de integração sensorial, sala de multiuso, atendimento em grupo entre outros setores. “Importante dizer que o Natea não será porta aberta, o atendimento será referenciado, uma vez que, a rede de atenção é ampla, conta com Unidades Básicas de Saúde, Caps, Centros de Reabilitação, núcleo do estado entre outros. O encaminhamento será pela regulação da Secretaria de Estado Saúde”, deixa claro a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho.

A neuropsicopedagoga Thamyris Nascimento, palestrou na ação itinerante, com o tema “Conscientizar para cuidar”, que trouxe informações para o público em geral, com linguagem simples, cujo objetivo da palestra é informar como o adulto pode cuidar da pessoa com autismo, eliminando o preconceito e discriminação. “As famílias precisam de apoio, cito como exemplo, na fila de supermercado, quando a criança entra em crise e a mãe diz ‘eu sou prioridade’, as pessoas não entendem, e acham que é birra. Com o conhecimento, a população tem um novo olhar”, explicou a neuropsicopedagoga.

Representando o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, a coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo, Minea Furtado, lembrou que a Secretaria é parceira em todos os momentos da Cepa e o que governo do estado, ganhou destaque em Curitiba, por meio das CIPTEAS, fazendo da Cepa referência de premiação pelo trabalho desenvolvido. “Hoje a questão do Autismo que ganhou visibilidade por meio da lei Mion, tivemos a chance de fazer de trabalho de políticas públicas para esse público, que muito ainda tem que se conquistado”, observou ela.

Carteira – Durante essa semana, nas ações itinerantes foram entregues 310 carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, em Parauapebas foram 164 CIPTEAs, em Canaã dos Carajás 55 CIPTEAs e em Marabá 91 CIPTEAs.

Repercussão – A assistente administrativo Ayany Arcelly Santos Bezerra, mãe da Bianca Santos Nunes de 10 anos, recebeu a carteira na ação itinerante de Marabá. “É muito importante ter essa carteira para identificação, até mesmo para a gente chegar em ambientes públicos, as pessoas veem o comportamento dos nossos filhos, acham diferente e com a identificação elas compreendem, além do mais a carteira ajuda em caso de nossos filhos se perderem”, frisa Ayany, acrescentando que o atraso de fala foi o primeiro sinal que identificou na filha, quando ela tinha três anos de idade.

Participaram da ação também os vereadores Alécio Stringari, presidente da Câmara Municipal, Márcio do São Félix e Miguel Gomes Filho, o Miguelito.

Texto: Emilly Coelho/SRGSSP