CIIR abre sua programação natalina inclusiva junto a usuários e acompanhantes

13/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Programação começou pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea)

Com a aproximação do Natal, a gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, abriu na terça-feira (12), sua programação natalina inclusiva, junto aos seus usuários e acompanhantes, que se estenderá até o dia 22 deste mês. O primeiro dia começou pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).

O encerramento do evento se dará no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que entregará brinquedos às crianças assistidas, atividade que será conduzida pelo Papai Noel do CIIR, que é uma Pessoa com Deficiência (PcD), usuário de cadeira de rodas, diagnosticado com paraplegia e integrante da rede de usuários da instituição.

Ao longo deste período, várias atividades temáticas estão sendo realizadas, paralelamente, às terapias oferecidas aos usuários assistidos, que contam com um ambiente totalmente inserido no Natal inclusivo, que foi devidamente decorado com material reciclável, configurando uma decoração bonita e sustentável, com intuito de enaltecer a importância do reaproveitamento de resíduos sólidos  juntos aos colaboradores, usuários, acompanhantes e visitantes.

Nayara Barbalho com equipe do CIIR

Natea- Com a temática decorativa “Natal Grinch”, a Vila Natalina do Natea foi decorada com enfeites confeccionados pelas crianças atendidas no serviço com auxílio dos terapeutas. A programação de abertura do evento contou com a participação de Nayara Barbalho, coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que foi recepcionada pela diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, e o gerente administrativo e financeiro, Leisson Pinheiro.

Nayara Barbalho ressaltou a importância da programação implementada na saúde pública para promover a inclusão e o desenvolvimento cognitivo das crianças. O evento envolve os setores do semi-intensivo e intensivo.

Várias atividades temáticas estão sendo realizadas com os usuários do CIIR

“É motivo de orgulho ter este evento no CIIR, que leva uma mistura de alegria, descontração, aprendizado e, o mais importante, inclusão a estas crianças. As oficinas proporcionam uma didática que os usuários precisam para o seu desenvolvimento. Trazer o lúdico do Natal aos pequenos usuários é fantástico para a formação deles. O CIIR está de parabéns pela programação”, disse Nayara.

Segundo Rejane Xavier, a programação natalina deste ano tem uma decoração linda e diferenciada com a reutilização de resíduos recicláveis em todos os ambientes do CIIR, e que envolveu a participação de todos. “Foi uma ação do Grupo de Trabalho de Humanização que, além de outros objetivos, aguçou a criatividade de todos, na produção dos enfeites. Parabenizo toda equipe”, destacou a gestora ao agradecer a presença de Nayara Barbalho no lançamento do Natal do CIIR e prestigiar as atividades comemorativas junto aos usuários atendidos pelo Natea.

“Ao longo dos dias, o espaço irá desenvolver, em um formato de circuito com uma sala ao lado da outra, diversas atividades reunidas no mesmo ambiente, como por exemplo, oficinas de montagem de enfeites natalinos, guirlandas, biscoitos e enfeites temáticos”, frisou Vanessa Teixeira, coordenadora do Natea, ao detalhar que a decoração foi customizada de uma forma sustentável, reaproveitando materiais como caixa de papelão, tecidos, embalagem de ovos, rolo de papel higiênico e garrafas pet.

Kássia Ribeiro, de 40 anos, acompanhante do usuário Kalebe Costa, de 5 anos, que atualmente está entre os 300 usuários acompanhados pelo Natea, ficou encantada com a programação. “O dia está sendo bastante produtivo. Ele já produziu biscoitos e enfeites natalinos. Todas as atividades trabalham a coordenação motora, o intelectual, e ainda, mesclando a interação entre as crianças. Toda a programação está perfeita e inclusiva. Por isso, meu filho adora vir ao CIIR”.

Feira do Empreendedorismo do CIIR

Programação – Além de atividades no Natea, o CIIR oportuniza com o auxílio e a condução, em parceria dos setores de Arte e Cultura e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), atividades lúdicas recreativas nos intervalos entre as terapias.

A programação será encerrada no dia 22 de dezembro com a entrega de brinquedos aos pequenos usuários com a participação do Papai Noel PcD, que chegará às 9h, de uma forma inusitada, em companhia dos participantes do projeto “Meninos do Rio”, implementado para a prática da canoagem adaptada às Pessoas com Deficiência (PcD’s), às margens da Baía do Guajará, que área do CIIR.

As crianças acompanhadas de pais e terapeutas estarão junto à Mamãe Noel, esperando pelo “Bom Velhinho” na orla da instituição.

Texto: Pallmer Barros/CIIR