CIIR conquista reconhecimento nacional pelas boas práticas de gestão de sustentabilidade

CIIR conquista reconhecimento nacional pelas boas práticas de gestão de sustentabilidade

01/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Selo Verde sinaliza para usuários e acompanhantes que a instituição é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) conquistou, pela segunda vez, o reconhecimento nacional do Selo Verde, na categoria Ação Socioambiental Responsável, que foi concedido pelo Instituto Socioambiental Chico Mendes, organização brasileira que atua, desde 2004, em prol da sustentabilidade e pioneira no quesito Certificação Socioambiental no Brasil. O uso do Selo Verde sinaliza para usuários e acompanhantes que a instituição é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

A certificação decorreu da análise do projeto “ECO CIIR”, que reúne uma série de ações de sustentabilidade, já integradas na cultura organizacional de qualidade da instituição que é referência da assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) física, visual, auditiva e intelectual, de todas as faixas etárias no Pará. Com isso, a gestão garante a diminuição de custos, promoção do desenvolvimento humano, valorização da imagem junto aos seus stakeholders, dentre outros aspectos.

“Receber essa certificação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela equipe. O Selo Verde reconhece o compromisso da unidade com as práticas de sustentabilidade, que também são fundamentais para garantir saúde pública de qualidade”, disse o secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.

Rejane Gomes é diretora executiva do CIIR

Segundo a coordenadora de Apoio e presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Luciana Rocha, o trabalho foi inscrito para aquisição do Selo Verde, passou por um processo que engloba a avaliação por meio de questionário, indicadores e pesquisas e emissão do parecer final atingindo a pontuação necessária para sua aprovação.

“O diagnóstico técnico identifica a situação atual de sustentabilidade na área econômica, social e ambiental, obtendo uma análise significante para a melhoria contínua da instituição. Atualmente a legislação brasileira está exigindo, cada vez mais, das organizações o compromisso social e ambiental” comentou a profissional.

Certificação – A cerimônia oficial de entrega do prêmio “Chico Mendes” às empresas e instituições que foram certificadas com o Selo Verde, será realizada no dia 22 de novembro deste ano, em São Paulo. O CIIR será representado pela gerente administrativa e financeira, Claudete Quintino; que estará acompanhada de Luciana Rocha.

Luciana Rocha esclarece que o Projeto Eco CIIR nasceu em março de 2018 com a implantação do CIIR Sustentável, uma das ações do planejamento estratégico do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação. Com a missão de desenvolver a gestão financeira, social e ambiental de forma harmoniosa para cuidar vidas, o ECO CIIR iniciou com a parceria da Equatorial Energia, aliando sustentabilidade e conscientização ambiental com o intuito de recolher o material reciclável, dar destinação correta e incentivar a coleta seletiva, diariamente, na Instituição, que possui quatro eco bags para recebimento desses resíduos, compostos por papel, plástico, metal e tetra pack.

Luciana Rocha explica ainda que, visando estabelecer parceria com outras organizações para abordar os determinantes sociais que possam ter impacto econômico-social, com ênfase nas populações vulneráveis, o projeto ECO CIIR agregou a parceria com o Instituto Alachaster, que veio atender mais três demandas: ecoponto, confecção de eco bags com reciclagem de uniformes descartados e educação ambiental.

“No projeto, a Comissão de Sustentabilidade atua com a coleta e reciclagem de pneus e na campanha de coleta de resíduos orgânicos. Ambas as ações contam com a participação voluntária de colaboradores e adesão às atividades pelos usuários e acompanhantes e, através de monitoramento realizado na coleta, a Comissão elege, mensalmente, o colaborador que mais contribui na coleta de resíduos com “Atitude Sustentável do Mês”.

O projeto também proporciona capacitação constante com palestras, implantação do “I CIIR Eco Day”, que celebra durante o ano a preservação do meio ambiente e o planeta; oficinas de reaproveitamento de alimentos, brinquedos feitos com descartáveis, ecobijus, cultivo, compostagem, embalagens de papel e pintura de pneus, entre outras. Além de roda de conversa, contação de história, pocket show e feira sustentável. A existência da Comissão de Sustentabilidade na instituição garante a implantação e continuidade das ações propostas.

Sem esconder a satisfação com a manutenção da certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, a diretora executiva do CIIR, Rejane Gomes, ressaltou a importância da gestão em prol da sustentabilidade para preservação do meio ambiente.

“Entendemos que a sustentabilidade envolve a garantia das necessidades das gerações futuras, por meio da preservação e da manutenção do meio ambiente. Como instituição, temos a grande responsabilidade de incentivar atitudes sustentáveis. Parabenizo toda equipe por mais esta conquista”.

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Centro Integrado de Reabilitação presta assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência atendendo via SUS, e funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 4042-2157 / 58 / 59.

Texto: Vera Rojas/CIIR

Fotos: Divulgação