CIIR oportuniza comércio inclusivo para mais de 300 empreendedores em 2024

CIIR oportuniza comércio inclusivo para mais de 300 empreendedores em 2024

12/12/2024 Off Por Roberta Vilanova

Iniciativa promove inclusão social e geração de renda

Nesta quinta-feira (12), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou mais uma edição da Feira de Empreendedores, evento que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo inclusivo e contribuir para a geração de renda familiar dos usuários, acompanhantes e profissionais da instituição.

Ao longo do ano, o evento contou com a participação de 322 empreendedores, que apresentaram produtos alimentícios, vestuário, peças de artesanato, plantas e decorativas e medicinais, itens de decoração, acessórios inclusivos e artigos de papelaria.

Promovida pelo setor de Arte e Cultura, a Feira de Empreendedores ocorre mensalmente, no hall do Bloco C, das 9h às 17h. Desde sua primeira edição, em 2019, a iniciativa tem se consolidado como um espaço para o desenvolvimento de negócios, valorizando o talento criativo e inovador de seus participantes.

Segundo Wilson Passos, auxiliar Administrativo do setor de Arte e Cultura, o evento proporciona um ambiente favorável à complementação de renda, reunindo expositores que oferecem produtos e serviços criativos e sustentáveis.

“A feira apoia o empreendedorismo, incentiva o crescimento de negócios em desenvolvimento e promove atitudes sustentáveis. Além de gerar renda complementar, ela contribui para o fortalecimento de pequenos negócios e o estímulo ao espírito empreendedor”, destacou Wilson.

Protagonismo dos participantes – Durante o evento, empreendedores de diversos segmentos tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e interagir com o público, fortalecendo suas marcas e criando redes de conexões. Entre os expositores, a artesã surda Tatiane Rodrigues, 43 anos, trouxe sua arte em chaveiros, laços de cabelo, colares e pulseiras de miçangas, todos feitos por ela mesma.

“Gosto muito de participar da feira porque ela impulsiona meu negócio e valoriza minha arte. É uma oportunidade de mostrar que as pessoas surdas também trabalham e são importantes na sociedade. Além disso, é um momento especial de interação social. Espero que a iniciativa continue ainda melhor em 2025”, declarou Tatiane, que participa da feira desde março deste ano.

Kátia Sousa e família, acompanhada do filho, Fernando Paixão

Para Kátia Sousa, 50 anos, mãe de Fernando Paixão, 11 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Feira de Empreendedores é uma oportunidade valiosa. Ela destacou os brinquedos inclusivos como itens que mais chamaram sua atenção, pois possibilitam explicar aos usuários autistas a importância deles no Centro.

“A feira funciona como uma terapia. Chegamos aqui, às vezes estressados, e encontramos itens úteis para o nosso dia a dia. É uma iniciativa excelente, tanto para quem empreende quanto para quem consome”, enfatizou Kátia.

Critérios de participação – Para garantir segurança e qualidade, a Feira de Empreendedores segue regras específicas, especialmente no manuseio de alimentos, conforme os protocolos da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Durante o evento, os alimentos precisam estar embalados e não podem ser manipulados na área de venda. Para isso, há um local específico na orla do CIIR, a fim de evitar riscos de infecção na área interna.

A Feira de Empreendedores do CIIR é um evento organizado por meio de uma lista de inscrição elaborada com antecedência, garantindo que toda a comunidade assistida pelo CIIR tenha a oportunidade de participar. Durante a feira, os expositores utilizam estandes por um turno, promovendo rotatividade e inclusão para todos.

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço – O CIIR é um órgão do governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91)4042-2157/58/59.

Texto e fotos: Tarcísio Barbosa/CIIR