Com usuários e acompanhantes, CIIR  e Cepa promovem a última Reunião de Gestão Compartilhada de 2022

Com usuários e acompanhantes, CIIR e Cepa promovem a última Reunião de Gestão Compartilhada de 2022

16/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

O encontro é realizado mensalmente e conta com a participação de gestores, reabilitandos, acompanhantes

Em parceira com a Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nesta sexta-feira (16), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) realizou em Belém, no seu auditório, a última Reunião de Gestão Compartilhada, encontro realizado mensalmente, que envolve os reabilitandos e seus acompanhantes junto com a gestão do Centro. Cerca de 30 pessoas participaram do evento.

O encontro reuniu usuários do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). Pela manhã, a troca de ideias foi conduzida pela diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier. À tarde, a programação continuou tendo como convidada a terapeuta Ocupacional, Amanda Pires, representando a Sespa/Cepa, que dialogou com os participantes.

O evento tem a proposta de promover maior autonomia, participação e corresponsabilidade de todos os envolvidos nos processos de reabilitação do usuário. A reunião promove a escuta, de forma aberta e acolhimento das demandas dos reabilitandos.

“É um momento em que paramos somente para ouvi-los, acolher suas demandas e nos enxergar enquanto instituição. Na oportunidade, aproveitamos também para pedir o apoio na implementação de boas práticas de segurança e no processo de conscientização dos usuários, acompanhantes e cuidadores em geral”, salientou a diretora Executiva do Centro, Rejane Xavier.

Dessa forma, o CIIR vem construindo uma gestão mais dialógica e participativa, baseada em um trabalho interdisciplinar, comunicativo e transformador, o que significa compartilhar ideias, dialogar e contribuir nas tomadas de decisão da gestão.

A reunião promove a escuta, de forma aberta e acolhimento das demandas dos usuários

Para a gestora, a Reunião Compartilhada “é um importante espaço que busca equilibrar o diálogo e a discussão para construir consensos que presidam ações e estratégias construídas de forma dividida, mas que acima de tudo, valoriza a fala dos nossos participantes nesse processo de deliberações, pois ninguém melhor do que o próprio usuário para falar de sua experiência na nossa unidade”.

Maria Saraiva, de 69 anos, avó do usuário Saimon Saraiva, pontua que todos os meses sempre participa dos encontros e diz ser uma ferramenta de aproximação com os profissionais do Centro. “Todos os meses estou aqui na reunião dialogando. É um encontro muito produtivo, pois colocamos as nossas ideias à mesa para a melhoria do atendimento. O que está errado ou faltando, a gestão prontamente conserta em seguida. Todas as pautas são acolhidas e solucionadas. Por isso o CIIR é referência”.

A Reunião compartilhada foi pensada para este viés. A terapeuta Ocupacional, Amanda Pires, descreve o evento como um ambiente colaborativo “para dar voz a quem recebe o serviço em saúde. Não adianta o serviço público oferecer um atendimento apenas de uma via. Há a necessidade das contrapartidas. Esclarecer dúvidas, receber sugestões, críticas e agradecimentos, tudo deve surgir neste ambiente”.

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR

Foto: Divulgação