Comunicação efetiva é pauta em campanha no Hospital Regional do Marajó

21/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Comunicação efetiva está sendo abordad na campanha ‘Abril pela segurança do paciente’

A comunicação efetiva é essencial para garantir a segurança dos pacientes, a eficiência operacional e a qualidade dos cuidados prestados em uma unidade hospitalar. Nesse sentido, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), situado em Breves, no arquipélago marajoara, promoveu durante os dias 18 e 19 de abril, a campanha “Abril pela segurança do paciente”, do Ministério da Saúde (MS), enfatizando a importância da comunicação no contexto hospitalar aos colaboradores da unidade.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), gerido pela enfermeira, Maria Iza Gonçalves, a qual comenta que a comunicação efetiva constitui uma das seis metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Joint Commission International (JCI), que aborda as Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

“A comunicação efetiva desempenha um papel crucial em uma unidade hospitalar por várias razões, pois uma comunicação fluída pode melhorar a eficiência da unidade hospitalar, reduzindo atrasos na prestação de cuidados, garantindo uma distribuição adequada de recursos, e minimizando a duplicação de esforços”, pontuou. Ela acrescenta que o “Abril pela Segurança do Paciente” é uma campanha nacional destinada a todas as unidades de saúde, impulsionando, nesse mês, o desenvolvimento de atividades em prol de disseminar a segurança. “O HRPM não poderia deixar de participar da campanha, porque somos um hospital acreditado e a nossa prioridade é garantir a segurança do paciente”, finalizou.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP)

Certificação – Ao alcançar, minimamente, 70% dos padrões estabelecidos de qualidade e segurança, atendendo aos critérios estabelecidos pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), o HRPM renovou em 2024, pela quarta vez consecutiva o reconhecimento nacional da ONA 1. Essa conquista garante maior segurança para os usuários que recebem assistência na instituição.

Aprovação – Nara Dias de Oliveira, usuária do Hospital Regional do Marajó, diz que achou a iniciativa muito importante, pois ao ver que o profissional está bem treinado, seguro naquilo que ele está fazendo, isso transmite mais segurança e conforto aos pacientes.

“Eu acho muito importante para a empresa. Os colaboradores devem estar sempre treinados, é sempre muito bom ter mais conhecimento, né?. Geralmente, os profissionais recebem os treinamentos, mas, no decorrer tempo, esse conhecimento pode ser esquecido”, finalizou a auxiliar de farmácia.

O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Pedro Amorim/HRPM