
Crianças internadas no Hospital Abelardo Santos participam de pet terapia
27/05/2023
Unidade usa Terapia Assistida por Animais para diminuir o estresse da internação em crianças
Trocas de carinho e afeto marcaram a segunda edição da ação de Pet Terapia do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. As crianças internadas na unidade foram surpreendidas com a visita do “Cão Policial Alecrim”, integrante do Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar do Pará, na tarde da última sexta-feira (26).
O golden retriever com border collie, que é treinado para realizar esse tipo de visita em instituições de saúde, recebeu muitos abraços e cafuné dos pequeninos e retribuiu os agrados com cumprimento com as patas, passeios pela varanda da unidade, além de uma breve apresentação das diversas formas de interação do cão.

Profissionais de saúde também interagiram com Alecrim
Humanização – Asupervisora do setor de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, explica que a iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS em usar a Terapia Assistida por Animais (TAA), dentro da unidade, é benéfica para a saúde dos usuários graças às melhorias físicas, emocionais e sociais que ela provoca.
“Os cães são conhecidos pela capacidade de proporcionar conforto emocional e afeto incondicional, que pode trazer um senso de segurança. Eles divertem, estimulam o riso, tudo isso contribui para melhorar o estado de espírito. Outro fator que essa atividade proporciona também é a socialização e interação entre as crianças, principalmente com aquelas que estão isoladas ou limitadas em seu leito, estimulando a interação”, enfatizou.

Ana Abreu, de 5 anos, não desgrudou do cachorro
Acolhimento – A primeira a interagir com o Alecrim foi a pequena Luma Vitória, de 3 anos, internada há 35 dias no HRAS, e agora, já está finalizando o tratamento de pneumonia. Ela não poupou carinho ao animal. “Foi uma distração para ela. Gostou tanto que foi a primeira a ir brincar com ele”, disse a mãe da criança, a autônoma Vanessa da Silva, de 37 anos.
Ana Abreu, de 5 anos, internada há três semanas no HRAS, não desgrudou do cachorro. Tocou, segurou na pata. “Eu gostei muito, o pelo dele é macio. Estou muito feliz”, sorriu.
O motorista Felipe Abreu, 29 anos, pai de Ana, ficou contente ao ver a felicidade da filha. “Como já estamos a um tempinho aqui, essa atividade muda muito a rotina do hospital. Alegra as crianças”, comentou.
“Temos a preocupação em diminuir o desgaste da internação e garantir a melhor experiência dos nossos pacientes, dessa forma, a Terapia Assistida por Animais se tornou uma forte aliada para ajudar na diminuição do estresse e proporcionar momentos de alegria”, frisou Jean Cleber, diretor geral do HRAS.
Serviço: O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI Pediátrica, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.
Texto: Ascom/HRAS
Fotos: Divulgação