Em 2023, Regional de Marabá já coletou mais de 10 toneladas de material reciclado

07/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Unidade realiza regularmente ações educativas para pacientes e colaboradores

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, coletou 10 toneladas de resíduos de plástico e papel para reciclagem entre os meses de janeiro a outubro de 2023. Nesse tempo, foram realizadas várias ações sustentáveis para pacientes e colaboradores.

Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, enfatizou a dedicação da equipe na promoção de ações sustentáveis. “Os profissionais da assistência desempenham papel importante no compromisso com a reciclagem no hospital. Eles se esforçam diariamente para separar e encaminhar melhor os resíduos, contribuindo não apenas para a preservação do meio ambiente, mas para a conscientização dos usuários”, explicou.

Nayra Cristina, membro da comissão de sustentabilidade da instituição, relatou que a unidade promove regularmente iniciativas de conscientização sobre reciclagem e coleta seletiva de resíduos entre seus colaboradores e usuários. “Realizamos blitz em nossa unidade para promover o descarte adequado dos resíduos, utilizando as lixeiras de coleta seletiva distribuídas em toda a instalação. Essa iniciativa, juntamente com o consumo consciente, contribuiu significativamente para a redução dos impactos ambientais e o aumento da reciclagem”, afirmou.

A profissional ainda ressaltou que os resíduos de plástico e papel coletados na instituição, são encaminhados para reciclagem graças a parcerias com empresas locais comprometidas com a sustentabilidade.

Ana Priscila, paciente encaminhada para exame de ressonância no hospital, expressou sua admiração pelas iniciativas de sustentabilidade. “É notável ver um hospital que não se preocupa apenas com a nossa saúde, mas também com o meio ambiente. A prática da reciclagem desempenha um papel fundamental na preservação do nosso planeta e na garantia de um futuro sustentável para as próximas gerações”, enfatizou.

As ações incentivam a coleta seletiva de resíduos de plástico e papel

Sustentabilidade – Responsável pelas ações de sustentabilidade no Regional de Marabá, a Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS), também coordena o processo de coleta seletiva de resíduos, garantindo que os materiais recicláveis sejam separados e direcionados para a reciclagem.

Benjamin Ferreira, diretor-executivo do hospital, destacou o compromisso da instituição com a sustentabilidade. “No Regional a sustentabilidade é mais do que um compromisso, é uma responsabilidade compartilhada por todos, estamos empenhados em preservar o meio ambiente e promover uma sociedade mais consciente”, ressaltou.

O diretor ainda ressaltou que, em 2025, daqui a dois anos, o estado do Pará será o anfitrião da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-30) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele enfatizou a importância do envolvimento ativo da comunidade hospitalar nos debates relacionados a esse evento de importância global. “Estamos comprometidos em contribuir não apenas para a saúde de nossos pacientes, mas também para a saúde do planeta. Trabalhemos juntos para construir um futuro mais sustentável e consciente para todos”, afirmou.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Texto: Ascom/HRSP