Encontro reúne Comissões de Controle de Infecções Hospitalares e Serviços de Diálise

Encontro reúne Comissões de Controle de Infecções Hospitalares e Serviços de Diálise

31/08/2024 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Ceciras) e a Coordenação do Serviço de Diálise da Vigilância Sanitária, realizou nesta sexta-feira, 30, o II Encontro das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) e Serviços de Diálise – Desafios Relacionados ao Controle de Infecção Vividos pelos Serviços: Fortalecendo as Ações de Vigilância.

A atividade ocorreu no auditório da Sespa com o objetivo promover o fortalecimento das ações de vigilância e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) por meio do aperfeiçoamento das habilidades técnicas/cientificas das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), disseminando a importância da prevenção e controle de IRAS, como forma de incentivar, apoiar e disseminar conhecimentos aos profissionais de saúde participantes deste evento.

“O cuidado com o paciente sempre deve ser uma prioridade e atividades como esta reforçam ainda mais o compromisso da Sespa com a saúde da nossa população”, destaca Thaís Oliveira, chefe da Divisão de Serviços (Divsev) da Sespa, ao mencionar a importância de promover a educação permanente dos profissionais de saúde, em função da rotina de desafios presentes no cotidiano dos serviços, que demandam atualizações permanentes.

“Enquanto coordenadora dos serviços de diálises, fico satisfeita de ver profissionais dos serviços marcando presença nas capacitações da Sespa.  Assim como os hospitais, os profissionais dos serviços de diálises têm o dever de notificar as infecções e os eventos adversos, bem como precisam desenvolver ações para prevenir danos e melhorar a qualidade da assistência prestada, destaca Priscila Almeida, coordenadora dos Serviços de Diálise.

Durante o evento, foram homenageados, com placas de reconhecimento, os ganhadores da gincana “Dê um like na higiene de mãos”.

O primeiro colocado foi o Hospital Regional de Tucuruí; a segunda colocação foi para a NefroSaúde e o terceiro lugar ficou com a Nefrologia Pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Esta gincana foi pensada em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado no dia 5 de maio, que mobiliza pessoas em todo o mundo para aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde.

“Esta ação simples, que leva apenas alguns segundos, salva vidas”, explica a coordenadora estadual de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, Viviane Sena.  O objetivo principal da gincana foi promover a conscientização sobre a importância da higiene das mãos de forma interativa e divertida, criando um ambiente de competição saudável e, ao mesmo tempo, reforçando as práticas essenciais para o controle de infecção.

 

Veja mais fotos do José Pantoja (Ascom/Sespa) realizadas durante o evento:  https://drive.google.com/drive/folders/1pE3vd7ShTeYBvXvhBUfELDL5drXSSyzn