Endocrinologista do Hospital Jean Bitar orienta sobre condição ‘Obesidade Sarcopênica’

Endocrinologista do Hospital Jean Bitar orienta sobre condição ‘Obesidade Sarcopênica’

14/08/2025 Off Por ASCOM

Médica Emanuelle Pantoja afirma que a condição é pouco conhecida, mesmo comum em pessoas acima de 50 anos de idade

A obesidade sarcopênica combina dois problemas de saúde: o excesso de gordura corporal e a perda de massa e força muscular. Segundo a endocrinologista do Hospital Jean Bitar, Emanuelle Pantoja, a condição ainda é pouco conhecida, especialmente entre pessoas acima dos 50 anos, apesar de ser comum nessa faixa etária.

“Antigamente, tínhamos menos recursos para avaliar a composição corporal e pouca noção da importância do músculo para a autonomia. Hoje sabemos que essa combinação é frequente e preocupante”, explica.

O risco é alto: a obesidade sarcopênica pode aumentar em até 83% a chance de morte. Isso porque afeta a mobilidade, eleva o risco de quedas, favorece o sedentarismo e intensifica processos inflamatórios que estão ligados a doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Entre os principais fatores de risco estão o sedentarismo, o tabagismo, o uso prolongado de corticoides, doenças inflamatórias, dieta pobre em proteínas e rica em carboidratos e gorduras. “Com a idade, todos perdemos massa muscular, mas exercícios de força, como musculação, ajudam a prevenir”, reforça a médica.

No HJB, o tratamento envolve acompanhamento multidisciplinar, com endocrinologista e nutricionista, foco na reeducação alimentar, estímulo à prática de exercícios e, quando necessário, uso de medicamentos ou cirurgia bariátrica. O objetivo é reduzir gordura e preservar massa muscular.

Para quem busca envelhecer com saúde, a mensagem da endocrinologista é clara: “Movimento é vida. Exercite-se, priorize a força muscular, alimente-se de forma equilibrada e procure acompanhamento médico para prevenir e tratar precocemente.”

Programa Obesidade Zero que Transforma Vidas

A Elziane dos Anjos, 42 anos, dona de casa, da cidade de Capitão Poço, que fica a 217 Km de Belém, atualmente ela está com tem 88 kg e trata de dores crônicas na lombar, utilizando um neuromodulador há oito anos.

Elziane Anjos, 42 anos, está com 88 kg e por problemas na coluna, fará a cirurgia bariátrica. “Hoje inicio minha jornada”, disse ela

Por estar acima do peso, foi indicado ela fazer a cirurgia bariátrica para redução de peso, para não perder as funcionalidades do dispositivo. “Hoje iniciei minha jornada pré-operatório, com a endocrinologista e depois irei passar com outros especialistas para fazer a cirurgia, minha expectativa e chegar aos 48 Kg,” disse a paciente, um exemplo entre dezenas de pacientes que precisam fazer a cirurgia para tratar comorbidades.

De janeiro e junho deste ano, a unidade totalizou 236.560 atendimentos considerados mais relevantes, mantendo o índice de satisfação dos usuários acima de 93%. Entre os principais serviços prestados no período, destacam-se 35.983 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 1.628 internações, 1.906 cirurgias, 191.092 exames gerais e 5.951 sessões multiprofissionais.

Serviço:

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar de usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais. Funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (091) 3073-6610 ou (091) 3108-6161.

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB