
Enfermagem do Hospital Geral de Tailândia tem treinamento de Reanimação Neonatal
10/04/2023
Referência em obstetrícia na região nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) encerrou o ano de 2022 com mais de 1.400 partos realizados
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu curso sobre “Reanimação Neonatal”, voltado para enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que atuam na Central de Parto Normal (CPN) da unidade hospitalar. A ação de educação em saúde tem o intuito de capacitação para fortalecer, aprimorar e atualizar o conhecimento da equipe, garantindo uma assistência ainda mais segura e de qualidade aos recém-nascidos e às grávidas.
O curso ministrado pelo médico pediatra, Rodrigo Luz, foi realizado na sala de Recepção do Recém-nascido, onde ocorrem os primeiros cuidados ao bebê, logo após o nascimento. Aproximadamente oito profissionais realizaram a capacitação, que de forma didática e com a utilização de manequim de reanimação, abordou diversos temas, como a monitorização do recém-nascido, além de aplicar situações do dia a dia de um parto.
A enfermeira do NEP, Emanuelle Campiolo, comenta que gestão do HGT, constantemente, atualiza os seus profissionais, afim de garantir um primeiro atendimento apropriado, que preserve a qualidade de vida do recém-nascido, além de prepará-los para situações de emergência, durante o nascimento.
“Nosso treinamento de reanimação neonatal foi de grande valia para nossos colaboradores da Enfermagem. A atividade visa a melhoria em nossos atendimentos e na assistência especializada, que proporciona aos participantes conhecimentos de qualidade que podem salvar vidas de diversos recém-nascidos”, enfatizou a profissional.
Referência em obstetrícia na região nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) encerrou o ano de 2022 com mais de 1.400 partos realizados e com a média mensal de 100 partos. Entre as várias especialidades, o HGT, oferece a assistência de pediatria e serviço de Maternidade.
Gleyciara da Silva, 19, é acompanhante da usuária Gleyciane da Silva, internada na unidade, onde realizou parto cesariano. Ela parabenizou a unidade hospitalar e comentou sobre a importância da capacitação. “O atendimento de qualidade foi fundamental e fez toda diferença durante o atendimento da minha irmã. Por isso, é necessário que tenhamos sempre profissionais qualificados durante o parto, para aplicar os cuidados necessários com o bebê e a mãe. O HGT está de parabéns por manter os colaboradores continuamente treinados e aptos para qualquer necessidade”, finalizou a acompanhante.
Dados – Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a cada duas horas um recém-nascido morre nos seis primeiros dias de vida por não ter o atendimento adequado. No mundo, por ano, 1,15 milhão de recém-nascidos são acometidos por asfixia perinatal, sendo a doença a terceira causa mais comum de óbito neonatal e principal causa de crise convulsiva em neonatos.
Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.
Texto: Andrey Silva/HGT
Foto: Divulgação