Estado anuncia a ampliação do Hospital Regional de Cametá, no Baixo Tocantins

04/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Moradores saúdam o governador Helder Barbalho, nesta sexta (4), pelo anúncio de ampliação do Hospital Regional de Cametá

O Governo do Pará, por meio da Secretaria do Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), anunciou nesta sexta-feira (4), que vai reconstruir e ampliar o Hospital Regional de Cametá, no Baixo Tocantins. O investimento na unidade será de R$ 35 milhões, e acontecerá a partir de um termo de cooperação assinado entre a Sespa e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

A partir da reconstrução, a unidade terá a capacidade para 80 novos leitos, sendo 16 pediátricos, 24 novos leitos obstétricos, 24 de clínica geral e 16 de clínica cirúrgica. Também serão ampliados o setor de urgência e emergência e o centro cirúrgico, que terá três salas e o Centro de Parto Normal com três leitos para pré-parto, parto e pós parto.

O atendimento ambulatorial passará a ter suporte de tomógrafo e endoscopia e ainda deve ser realizada a construção do bloco de serviço que contará com serviços de nutrição e dietética, centro de material esterilizado, processamento de roupas, vestiário de funcionários e lactário.

Na ocasião também houve a entrega de uma ambulância a unidade e a ação faz parte da ampliação da frota que deve entregar ao longo deste ano cerca de 400 veículos similares aos hospitais regionais de todo o Estado.

“Nós estamos entregando uma ambulância UTI que é considerada uma das mais modernas do mercado e ficará à disposição da população para realizar a transferência dos pacientes. Nós também anunciamos que o processo licitatório para a reforma e ampliação do Hospital Regional de Cametá já está em andamento, onde teremos equipamentos modernos para atender com qualidade a população do Baixo Tocantins”, afirmou o secretário adjunto de Políticas Públicas para Saúde, Sipriano Ferraz.

Na última quarta (2), também foram entregues 7 novos veículos para o Ophir Loyola, Santa Casa, HC, São Caetano de Odivelas, Regional de Salinópolis, 1° Centro Regional de Saúde (CRS) e Sespa Sede.

Governador no ato de entrega da ambulância UTI, em Cametá

“A entrega desta ambulância faz parte da estratégia para fortalecer a saúde do Baixo Tocantins. A intenção é que em até 60 dias nós assinaremos a ordem de serviço para a reconstrução e ampliação do novo Hospital Regional do Baixo Tocantins. Passados 30 anos da entrega desta unidade, hoje estamos voltando a Cametá para garantir que este hospital tenha mais leitos, possa cuidar de outras especialidades em saúde e que os pacientes locais tenham estrutura para serem atendidos aqui”, afirmou o governador, Helder Barbalho.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará