Estado celebra formação integrada de 257 profissionais do programa de residência em saúde e mestrado no Pará

Estado celebra formação integrada de 257 profissionais do programa de residência em saúde e mestrado no Pará

12/02/2026 Off Por ASCOM

Foto: Kamila Canhedo / Ascom sespa

O Governo do Pará realizou, na noite desta quarta-feira (11), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, pela segunda vez, uma cerimônia de formação integrada de conclusão do Programa de Residência Médica, multiprofissional e Uniprofissional, além do Mestrado da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. A solenidade reuniu 257 residentes formandos e mestrandos, e marca o encerramento de uma etapa importante na qualificação de profissionais que passam a reforçar a rede pública de saúde no Estado.

Participaram da cerimônia residentes vinculados as seguintes instituições: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana (HC), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Instituto de Ensino e Pesquisa do Pará (IEPPA) , Hospital Ophir Loyola, além das secretarias municipais de saúde de Belém e Bragança.

Coral da Santa Casa de Misericórdia

Coral da Santa Casa de Misericórdia. Foto: Kamila Canhedo / Ascom Sespa

De acordo com o titular da Sespa, Ualame Machado, é fundamental o trabalho da Secretaria no incentivo ao programa de residências.

“A integração da saúde é fundamental. Portanto, essa formatura, demonstra a integração de mestrandos, residentes médicos e residentes multidisciplinares de várias instituições. Aqui reunimos profissionais da saúde, para que possam, cada vez mais, estar especializados e qualificados para oferecer a melhor assistência a população. Claro que a especialização de cada um deles é fundamental para a carreira pessoal e profissional, mas obviamente ela melhora o serviço de saúde em todo o Pará. Assim, a população do Pará terá cada vez mais profissionais de saúde qualificados, focados na humanização e no atendimento cada vez melhor”, ressaltou Machado.

Foto: Kamila Canhedo / Ascom Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) acompanha todos os programas, desde o credenciamento e definição de vagas até a inserção dos residentes nas redes de atenção, alinhando a formação às necessidades da população paraense. O principal objetivo das residências é qualificar profissionais de saúde, por meio de práticas integradas de ensino, pesquisa, extensão e assistência, alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse modelo de formação é fundamental para o fortalecimento das redes de atenção e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Entre as especialidades médicas ofertadas estão Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, entre outras.

Já as residências multiprofissionais e uniprofissionais contemplam áreas como Saúde Mental, Nefrologia, Oncologia, Saúde da Mulher e da Criança, Hemoterapia, Atenção Cardiovascular, Estratégia Saúde da Família e Urgência e Emergência no Trauma.

O orador Elisson Yan da Silva da Costa, concluinte do Programa de Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia do Hemopa, enfatizou a importância de concluir esse ciclo. “No decorrer desses dois anos, considero um processo de superação e de muita conquista ao mesmo tempo, em que a gente vê a teoria e a prática juntas. Esse é um momento de reflexão, em que a gente vê tudo o que passou e com a certeza de que saímos daqui mais capacitados para dar o suporte que o nosso estado necessita”, frisou.

Ellison Costa, concluinte do programa de Residência Multiprofissional em Hematologia

Ellison Costa, concluinte do programa de Residência Multiprofissional em Hematologia. Foto: Kamila Canhedo / Ascom Sespa

A juramentista da cerimônia e residente do Hospital de Clínicas do programa de Atenção a saúde mental, Lucila Silva, pontou a importância da formação.

“Esse momento marca, simbolicamente, o final de um ciclo. A gente sabe que a residência exige muito, são muitas horas de plantão, são muitas horas de estudo, muito tempo de dedicação, então é uma forma desse residente finalizar aquele ciclo com excelência. E eu me sinto muito honrada por ser juramentista porque a gente sabe que o juramento, aquele compromisso que a gente faz com a sociedade, então eu poder representar esse juramento do nosso pacto em devolver todo o conhecimento, em devolver todo o conhecimento que a gente adquiriu ao longo desses anos, eu acho que é uma experiência inenarrável”, disse.

Lucila Silva, formanda em residência no programa de saúde mental pelo Hospital de Clínicas Gaspar Viana Foto: Kamila Canhedo / Ascom Sespa

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) participa da cerimônia conjunta de formatura com o maior quantitativo de concluintes, são 75 ao todo, entre formandos do mestrado e das Residências Médica e Multiprofissional da instituição.

O presidente da Santa Casa, Bruno Mendes Carmona, destacou que a Santa Casa está inserida no mercado de saúde e na formação de profissionais de saúde em grau de especialista, médicos e multiprofissionais, além do mestrado profissional, trazendo qualificação para os profissionais que vão continuar atendendo toda a população do estado.

“Essa cerimônia é muito interessante porque ela junta toda a força do Estado com todas as unidades formadoras desses especialistas e entrega hoje à sociedade profissionais competentes entre médicos, equipe multiprofissional e mestres que vão melhor atender a nossa população”, afirmou.

Foto: Kamila Canhedo / Ascom Sespa

A programação ainda contou com a brilhante apresentação musical dos corais da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Ophir Loyola.

Programa de residência

O Programa de Residência em Saúde do Pará é uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização e funciona em instituições de saúde como hospitais-escola, onde pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de preceptores.