Estado inaugura mais uma Unidade de Dispensação de Medicamentos Especializados, em Capanema

16/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Objetivo é descentralizar e simplificar o acesso aos medicamentos especializados

Na última segunda-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (Deaf), participou da inauguração de mais uma Unidade de Dispensação de Medicamentos Especializados (UDME), agora em Capanema. Localizada na Policlínica do Hospital Regional de Capanema, esta nova instalação faz parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), fortalecendo ainda mais o acesso a tratamentos vitais na região.

A UDME Capanema surge com um propósito atender às necessidades dos pacientes que realizam hemodiálise na área. No entanto, sua missão vai além, será uma UDME porta aberta, para atender às demais patologias cobertas pelo Ceaf, garantindo um amplo espectro de cuidados farmacêuticos para a comunidade local.

Tatiana Gurjão, diretora do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica da Sespa (Deaf), expressou a importância dessa nova conquista. “Esta iniciativa visa, principalmente, atender os pacientes que realizam hemodiálise na região, facilitando o acesso a esses medicamentos. Isso beneficiará não apenas os pacientes renais crônicos, mas também outros residentes da região”, disse a diretora.

O evento de inauguração contou com a presença do Deaf da Sespa e da equipe hospitalar, e foi marcado pelo atendimento do primeiro usuário. Essa iniciativa não só simplifica o acesso aos medicamentos especializados, mas também fortalece a adesão ao tratamento, evitando a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros municípios.

A descentralização do acesso aos medicamentos especializados é uma prioridade para a Sespa, conforme destacado por Tatiana. “Estamos nas tratativas para abrir outras unidades, atendendo às solicitações de vários municípios e hospitais regionais. A assistência farmacêutica está descentralizando o acesso, visando alcançar e servir cada vez mais próximo do usuário. A UDME Capanema está iniciando com uma perspectiva muito grande de abertura de novas patologias e abrangendo os 16 municípios da região”, acrescentou a titular do Deaf.

Com a inauguração da UDME Capanema, agora são 34 Unidades de Dispensação de Medicamentos no Estado, reforçando o compromisso da Sespa em oferecer cuidados de saúde de qualidade e acessíveis a toda a população do Pará.

Texto: Bianca Botelho/Sespa