Estado vai investir na reconstrução de hospitais em Eldorado do Carajás e Redenção

19/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Governador Helder Barbalho assinou convênios para reestruturar a saúde pública em Eldorado do Carajás e Redenção

“A construção de um hospital dentro de Eldorado vai facilitar a vida da população. A prefeitura e o governo estão trazendo um benefício maior e melhor para todos nós. É um sonho que vai ser realizado”. As palavras do morador Eldes Silva Santos definem a expectativa da população diante da assinatura do convênio para a construção da primeira etapa do Hospital Municipal em Eldorado do Carajás, na região Sudeste.

O convênio celebrado entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Eldorado, na manhã desta terça-feira (19), proporcionará à sede municipal ter seu próprio prédio, já que a unidade atual funciona em um imóvel alugado. O hospital de média complexidade terá 1.186.27 metros quadrados de área construída, em dois blocos. O projeto prevê a construção de uma unidade para pronto atendimento, com recepção, consultórios, salas de apoio, laboratórios, diagnóstico por imagem e setor administrativo.

O governador Helder Barbalho destacou a importância da obra e da parceria com a prefeitura. “É a realização de um sonho para quem vive aqui. Como governador, é a minha obrigação cuidar da população. Construir em parceria com a prefeitura é fundamental para o crescimento desta cidade. Estamos construindo um novo tempo para este Estado”, frisou o chefe do Executivo.

Serão investidos na construção R$ 6.203.107,90, dos quais R$ 5.954.983,58 serão repassados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e R$ 248.124,32 serão a contrapartida da Prefeitura de Eldorado do Carajás.

Pedro Lucas, médico

Para o médico Pedro Lucas, a nova estrutura vai beneficiar a população das zonas urbana e rural, levando atendimento de qualidade a quem precisa. Segundo ele, o hospital vai solucionar alguns problemas enfrentados pelos moradores de Eldorado. “É uma população que precisa de assistência. Portanto, a obra vai resolver um problema sério enfrentado pelo município, como a questão da transferência de pacientes. A nova estrutura chega para sanar essa demanda, e ainda ajuda a resolver questões básicas, como problemas de diabetes e hipertensão”, explicou o médico.

Para a prefeita de Eldorado do Carajás, Yara Braga, “é o resgate de um sonho do nosso povo. Eldorado está há mais de cinco anos sem um hospital próprio”.

Hospital Materno Infantil Pedro Paulo Barcauí

Estrutura de saúde – O governador anunciou ainda a assinatura de convênios para reforma e ampliação dos hospitais municipais “Iraci Machado de Araújo” e “Pedro Paulo Barcauí”, em Redenção. “Nós precisamos ajudar as estruturas municipais, pois se não tiver boa, ela faz pressão nos hospitais regionais, que não são hospitais de porta aberta. Por isso, o governo tem dialogado com as prefeituras, para que as estruturas locais também possam garantir atendimento à população”, enfatizou Helder Barbalho.

O governo vai destinar à reconstrução e ampliação do Hospital Municipal “Iraci Machado de Araújo” R$ 543.386,08, dos quais R$ 500 mil serão repassados pela Sespa, e R$ 43.386,08 representam a contrapartida da Prefeitura de Redenção.

Para as obras de reconstrução e estruturação do Hospital Materno Infantil “Pedro Paulo Barcauí” serão destinados R$ 719.190,51 – R$ 500 mil repassados pela Sespa e R$ R$ 219.190,51 pela Prefeitura de Redenção.

Joabener Alves, diretor-geral do Hospital Iraci Machado

O diretor-geral do Hospital “Iraci Machado”, Joabener de Sousa Alves, disse que em média são feitos 170 atendimentos de urgência e emergência na unidade, que oferece os primeiros procedimentos ao paciente. “É uma excelente notícia. A população agradece. Sabemos que o paciente necessita de um atendimento, uma estrutura física de qualidade”, ressaltou o gestor hospitalar.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, participou da assinatura dos convênios e destacou a importância de contribuir com projetos que aperfeiçoam a área da saúde. “Só hoje realizamos a assinatura de três convênios para construção e estruturação de hospitais. Isso mostra que temos um governo presente. A maternidade passará por uma grande ampliação, e será devolvida totalmente diferente à população. Estamos todos orgulhosos de participar deste projeto, que melhora a nossa entrega de ambientes modernos e de qualidade”, disse o secretário.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará