Gestão do Hospital Jean Bitar realiza mutirão multiprofissional do Programa Obesidade Zero

Gestão do Hospital Jean Bitar realiza mutirão multiprofissional do Programa Obesidade Zero

06/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Jean Bitar, unidade estadual de Saúde referência na realização de cirurgias bariátricas, realiza neste sábado (07), a partir das 8h, mutirão de atendimento de parte da equipe multiprofissional (psicologia, assistência social e nutricionista) envolvida no processo pré-operatório do procedimento.

A iniciativa da gestão hospitalar do HJB foi tomada para dar maior agilidade ao processo pré-operatório dos usuários do Programa do governo do Estado, Obesidade Zero, por meio da liberação de laudos de pacientes que estão na fase final de avaliação para o processo cirúrgico, já aptos ao procedimento.

De acordo com a gerente Assistencial, enfermeira Alexandra Santos, o mutirão de avaliação multiprofissional é importante para dar vazão nas agendas dessas especialidades não médicas, para otimização do processo pré-operatório e maior agilidade na realização das cirurgias.

“As avaliações por parte de profissionais da Psicologia, Nutrição e Assistência Social, demandam um tempo maior e a liberação de um paciente para a cirurgia bariátrica depende de sua avaliação completa feita por cada um desses profissionais, que não conseguem fazer isso em uma só consulta; são necessárias outras, e isso acaba deixando o paciente com uma agenda muito posterior. Então, com esse mutirão será possível antecipar esses processos dos pacientes que já estão na fase final das avaliações, que é a etapa de liberação dos laudos por essas especialidades. Com isso, há também a liberação de mais vagas para os pacientes que estão no processo de avaliação pré-bariátrica”, destacou a gestora.

De acordo com uma das profissionais da equipe multiprofissional envolvidas na realização do mutirão, psicóloga do “Obesidade Zero”, Lohana Macedo, a ação vai antecipar o processo para a realização da cirurgia bariátrica de alguns pacientes que já estão demostrando adesão ao tratamento, e que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para que sejam submetidos ao procedimento cirúrgico, e assim gerar maior rotatividade de usuários no Programa Obesidade Zero, e maior resolutividade do serviço disponível no HJB, ofertado pelo governo à população paraense.

“Os pacientes que já estão demonstrando adesão e engajamento ao tratamento; que estão com quadro emocional estável; que têm rede de suporte familiar; que estão conseguindo ter um esclarecimento quanto ao processo da bariátrica, têm mais chances de ter um pós-operatório mais seguro. São esses pacientes que a gente vai antecipar a emissão dos laudos para agilizar o processo pré-operatório, já que estão dentro dos critérios, e assim poderão prosseguir com a avaliação pré-operatória e marcação da cirurgia”, informou a psicóloga.

Programa Obesidade Zero  – O Programa Obesidade Zero foi criado para atender com qualidade e eficiência os usuários do Sistema Único de Saúde, visando alcançar as demandas do Estado do Pará, com a diminuição do número de pacientes com obesidade que necessitam do procedimento. Por meio da iniciativa foram realizadas 390 cirurgias desde o início dos procedimentos, no final do ano 2020. Atualmente, a meta é de 50 procedimentos mensais, número alcançado no último mês de abril.

Serviço: O HJB integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Joelza Silva/HJB

Foto: Divulgação