Governador prestigia aula inaugural na Escola Técnica do SUS

22/11/2021 Off Por Mozart Lira

Fotos: Rodrigo Pinheiro (Ag. Pará)

Em novas instalações, a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (ETSUS) “Manuel Ayres”, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), deu início nesta segunda-feira (22) às aulas do curso de Atualização no Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero, com ênfase na coleta de PCCU e exame clínico das mamas.

O governador do Estado, Helder Barbalho, e a primeira dama, Daniela Barbalho, estiveram presentes à cerimônia da aula inaugural e na sequência conheceram as dependências da Unidade, conversaram com os alunos e com os profissionais que atuam no local. Na ocasião, Helder ressaltou a importância dos investimentos em capital intelectual e a possibilidade de formação profissional sem a necessidade de deslocamento para outros Estados.

“Nosso governo tem fortalecido a sua política de valorização do servidor da saúde. E esta escola de formação profissional tem contribuído também pela melhoria dos serviços de saúde. A pandemia esteve mostrando isso, pois a saúde privada entrou em colapso, mas a feita pelo Sistema Único de Saúde seguiu firme e salvando vidas. Poderíamos dispor dos melhores hospitais do mundo, com equipamentos de última geração, mas sem profissionais qualificados, não alcançaríamos o resultado esperado. Com essas novas instalações, a ETSUS do Pará cumprirá melhor seu papel com excelência”, pontuou o governador.

“A reinauguração deste espaço reflete nosso compromisso com a saúde pública e a capacitação de nossos servidores e profissionais de saúde. Por isso, estamos muito felizes com a chegada deste momento. O ETSUS é uma instituição formadora e a sua relevância para a educação e saúde consiste no fortalecimento das políticas públicas, com estratégias de efetivação de práticas, que reafirmam e expressam a potência do SUS”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho

Além do titular da Sespa, a solenidade foi acompanhada pelos secretários adjuntos da Sespa, Sipriano Ferraz e Ariel Sampaio; pela secretária de Estado de Educação, Eliete Braga, e pela diretora da ETSUS, Elizeth Braga, que destacou a importância do apoio dado pelo Governo do Estado, por meio da Sespa, que proporcionou a concretização do empreendimento, agora num espaço mais amplo. “Impossível não reconhecer a dedicação dada à saúde pública em todo o Estado e aqui vamos continuar formando profissionais capacitados, a fim de que dediquem suas vidas à salvação da vida de muitos”, destacou.

A ETSUS foi instalada no Estado há 15 anos e faz parte da Rede de Escolas Técnicas do SUS – uma rede governamental criada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para facilitar a articulação entre as 36 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde existentes no país.

Vinculada à Sespa, a instituição atua com o objetivo de qualificar profissionais da saúde de nível médio, bem como de pós-graduação, contemplando, prioritariamente, os trabalhadores das três esferas do SUS – federal, estadual e municipal, em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

As atividades presenciais na Escola retornaram em agosto deste ano com o funcionamento nas novas instalações. Desde então, 475 profissionais de Saúde foram qualificados pela Unidade. O planejamento dos cursos é elaborado pela equipe técnica da Gerência Pedagógica da Escola e a oferta e execução das atividades atende às necessidades dos serviços de saúde integrantes da rede SUS do Estado do Pará.

Também no decorrer deste ano, já foram realizados cursos nas modalidades de ensino à distância, em parceria com a Secretaria d de Estado de Educação (Seduc), por meio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor). Por esse módulo, estão atualmente em andamento três cursos e mais a programação de transmissões ao vivo mensais, pela internet, que contribuem para formação do profissional do SUS.

Escola Técnica do SUS “Dr. Manuel Ayres”

Só este ano, já foram oferecidos os seguintes cursos: Introdutório para Agente Comunitário de Saúde; Atualização no Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero com ênfase na Coleta do PCCU e Exame Clínico da Mama; Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia; Formação de Técnicos em Órteses e Próteses – TOP; Formação na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS; Qualificação de Instrumentos de Gestão e Planejamento do SUS e Qualificação em Humanização.

Em andamento estão os de Atualização no Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero com ênfase na Coleta do PCCU e Exame Clínico da Mama; Atualização Sala de Vacina e Rede de Frio; Atualização para profissionais da Saúde que atuam na Atenção a Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e o de Técnico em Saúde Bucal.

Serviço: A ETSUS é situada na Travessa da Estrela, n° 2342, entre as Avenidas Romulo Maiorana e Duque de Caxias, no Bairro do Marco. Informações pelo telefone (91) 3202-9303.