Governo do Estado investe na construção de Policlínicas por todo o Pará

09/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Obras realizadas na Policlínica de Capanema, no nordeste do Pará

As Policlínicas são instituições de extrema importância para o sistema de saúde: é nessas unidades estratégicas que são realizados desde atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades de Atenção Básica que precisam de exames, passando pelos procedimentos de média complexidade, até os atendimentos pós-cirúrgicos. O fluxo dinâmico, que tem à frente equipes multidisciplinares, ajuda a desafogar as filas existentes nos hospitais regionais para consultas e realização de diagnósticos.

Após a inauguração da Policlínica Metropolitana na capital em 2020, o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vem trabalhando para implementar novas Policlínicas por todo o estado. Atualmente são seis novas unidades sendo construídas em diferentes regiões do Pará em cidades estratégicas: Tucuruí, Capanema, Marabá, Altamira, Santarém e Breves.

Instalações na Policlínica de Tucuruí

O Governo do Estado deve entregar, até o final do primeiro semestre deste ano, as Policlínicas de Tucuruí e Capanema. As obras da unidade de Tucuruí, que atenderá a população do sudeste paraense e a de Capanema, que funcionará em anexo ao Hospital Regional dos Caetés, já estão quase concluídas e começando a receber os equipamentos.

“Acompanhamos a eficiência da Policlínica Metropolitana na capital e vimos que é uma estratégia que funcionará muito bem para auxiliar a rede de saúde de todo o Pará. Pelo tamanho do estado, temos que sempre implementar políticas que nos ajudem a diminuir a necessidade de nossa população de fazer deslocamentos muito grandes para a realização de exames e atendimentos clínicos que inclusive vão evitar o agravamento de muitos casos. O paciente não vai só ser atendido e ficar perdido na rede, a policlínica tem toda a cadeia de exames para o diagnóstico e tratamento”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho falou sobre as razões para os projetos das Policlínicas se estenderem a todo o estado.

Responsável pela gestão de políticas de saúde, o secretário adjunto Sipriano Ferraz também falou sobre os efeitos positivos que as Policlínicas terão para a saúde da população do Pará.

Leitos na Policlínica de Capanema

“Vivemos um dos maiores desafios da história no que diz respeito à gestão de saúde pública, que foi a pandemia da Covid-19. Mesmo dedicando esforços para o controle da doença, vacinação e atendimento da população do período, não paramos de pensar em estratégias para descentralizar a saúde no estado. As Policlínicas vão ampliar em todo o Pará a possibilidade da realização de exames, consultas e tratamentos com muita eficiência”, afirmou.

O secretário adjunto também falou sobre a importância das Policlínicas para as gestões municipais de saúde.

“Sabemos que muitos dos serviços ofertados pelas Policlínicas seriam de obrigação dos municípios, mas o governador Helder assumiu o compromisso de estender a mão para os prefeitos e suprir algumas dessas demandas, dando maior margem para que eles trabalhem outras prioridades de suas gestões, afinal, sabemos que muitos desses municípios são deficitários e acabam sem condições de dar a atenção necessária à saúde”, declarou.

Atendimento  – Seguindo o padrão da unidade da capital, as novas Policlínicas contarão com atendimentos clínicos em mais de 36 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, ginecologia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, oftalmologia e ortopedia. As unidades também terão atendimento dedicado à recuperação de pacientes que sofram de efeitos pós-Covid-19.

Além do espaço e equipamento para a realização de consultas, as unidades contarão com estrutura para realização de mais de 25 tipos de exames, como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, densitometria, mamografia, raio-x e ressonância magnética.

Ainda que não sejam unidades com a finalidade de atendimento de emergência ou cirúrgicos, as Policlínicas terão estrutura para a realização de pequenos procedimentos, como biópsias de colo de útero, de linfonodos, mama, próstata e dermatológicas.

As unidades de Tucuruí e Capanema serão inauguradas com espaço dedicado à Terapia Renal Substitutiva, também conhecida como hemodiálise. Ambas as Policlínicas contarão com estrutura para o atendimento de 33 usuários simultâneos. Esta medida foi tomada pela análise da demanda de usuários do SUS que precisam do procedimento nas regiões.

Policlínicas deverão contar também com o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA)

Autismo  – O governo do Pará vem se tornando referência no atendimento à comunidade autista, recebendo profissionais de todo o país que são apresentados às ações e serviços voltados para as pessoas dentro do espectro autista no estado e suas famílias.

Reforçando o compromisso do governo com a comunidade, todas as Policlínicas contarão com Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista, o NATEA. A existência de espaços especializados para atendimento de pessoas que se encontram no espectro em diferentes regiões do estado é fundamental para o conforto das famílias, que não precisarão fazer grandes deslocamentos para receber a atenção necessária.

Para o atendimento especializado das pessoas que se encontram no espectro, as unidades contarão com profissionais de pediatria, psiquiatria, educação física, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Marcelo Seabra e David Alves/Ag. Pará