Governo do Estado realiza entrega de equipamentos de saúde para municípios do Marajó

07/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Foi investido mais de R$ 1,7 milhão em aparelhos que irão fortalecer a saúde pública

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), entregou nesta segunda-feira (07), na cidade de Muaná, na Ilha do Marajó, novos equipamentos de saúde para os nove municípios do Arquipélago. Cada localidade recebeu um ultrassom e um cardioversor, equipamento usado para aplicar choque elétrico de maneira sincronizada sobre o coração do paciente.

“Esse é um compromisso do governo, desde o início da pandemia, de continuar levando e fortalecendo a saúde pública de todo o Estado. Esse momento aqui representa muito bem esse compromisso. Nos próximos dias, teremos a chegada de mais equipamentos e faremos novas entregas”, disse o secretário da Sespa, Rômulo Rodovalho.

No total, o investimento nos novos equipamentos foi de R$1,730.000,00. A cerimônia de concessão de uso contou com a presença do titular e representantes da Sespa e do governador do Estado, Helder Barbalho.

Governador Helder Brabalho fala ao público presente

“Precisamos ter um olhar especial para que o povo marajoara tenha mais qualidade de vida e, particularmente, mais assistência em saúde. Queremos que todas as pessoas, especialmente mulheres e crianças, tenham acesso a exames de imagem, que façam a sua saúde preventiva e tenham seus diagnósticos”, disse o governador Helder Barbalho.

O Arquipélago do Marajó é formado pelos municípios de Muaná, São Sebastião, Curralinho, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure, Salvaterra e Santa Cruz. “Tem sido uma rotina a presença do governador no Marajó. Essas ações do governo têm trazido inúmeros benefícios para a região e por isso nos sentimos contemplados com mais essa entrega. O que está acontecendo hoje aqui é uma consequência da visita da nossa primeira-dama no ano passado que realizou um levantamento pelo programa “Saúde por todo o Pará”, explicou Jaime Barbosa, que é secretário regional do Marajó. O Programa é responsável por realizar um estudo situacional da região que levantou, entre outras demandas, a necessidade de equipar as unidades municipais de saúde para o atendimento de mulheres e crianças.

Solenidade em Muaná contou com a presença de diversas autoridades

A professora Thaise Valente, que nasceu e vive em Muaná, será uma das ribeirinhas beneficiada com os novos equipamentos. “Para que a nossa população faça certos exames é preciso se descolar até a capital e o custo disso é alto. Com esses aparelhos aqui, isso vai ajudar muito no acesso e diminuir os custos de quem precisa de atendimento. Eu tenho certeza que isso vai ajudar muito a saúde da nossa população”, disse.

“Sabemos que com mais equipamentos na região diminuímos a necessidade de transferência de pacientes e possibilitamos um atendimento mais rápido especialmente nos casos mais urgentes. A Sespa está sempre atenta as necessidades de cada região e por isso estamos felizes em realizar essa cessão de uso e assim, mais uma vez, cumprir nosso papel em todos os municípios, mesmo aqueles mais distantes”, finalizou o secretário.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará