Governo do Pará amplia rede de hemoterapia com nova Agência Transfusional no Hospital Porto Dias

Governo do Pará amplia rede de hemoterapia com nova Agência Transfusional no Hospital Porto Dias

20/02/2026 Off Por ASCOM

Parceria entre Hemopa e Hospital Porto Dias fortalece a segurança transfusional e amplia a cobertura dos serviços hemoterápicos na capital

O Governo do Pará, por meio da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), ampliou a rede estadual de hemoterapia com a implantação da 25ª Agência Transfusional, instalada no Hospital Porto Dias, em Belém. A iniciativa fortalece a segurança transfusional e amplia a cobertura dos serviços hemoterápicos na capital.

A agenda contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan; do secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado; do presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra; da deputada federal Elcione Barbalho; da presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Josynélia Tavares Raiol; e do presidente do Conselho do Hospital Porto Dias, Diogo Dias.

A vice-governadora Hana Ghassan destacou que a implantação da unidade representa um avanço estratégico para a saúde pública, ao integrar esforços dos setores público e privado.

“Pela primeira vez implantamos uma agência do Hemopa dentro de um hospital privado de grande porte. Isso traz mais agilidade, melhor qualidade no atendimento e mais segurança. Sangue não é procedimento, é esperança de uma nova vida. Essa união representa um avanço significativo para a saúde do Pará”, disse Hana.

A nova Agência Transfusional passa a atender usuários do Iasep e integra a estratégia de expansão da hemorrede estadual, com perspectiva de ampliação da cobertura transfusional em unidades hospitalares da Região Metropolitana e do interior do Estado. Desde o início das atividades, a unidade já contabiliza 204 atendimentos, com dispensação de 280 hemocomponentes, entre concentrado de hemácias, plasma e plaquetas.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, a parceria entre os setores público e privado é fundamental para a continuidade da ampliação dos serviços no Pará.

“O Porto Dias é a primeira unidade privada a ter uma agência transfusional no Pará. Mais do que simbolizar essa parceria entre o público e o privado, essa entrega demonstra que o hospital privado está recebendo um serviço público que supera o serviço privado hoje oferecido no Estado. O Hemopa não está aqui apenas pela parceria, mas porque tem qualidade, procedimentos e processos que validam o serviço ofertado, sendo referência no Brasil e a maior estrutura da Região Norte. Hoje, o hospital recebe o melhor serviço na área de hematologia do Pará, para expandir um serviço essencial no Estado.”

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, ressaltou que a ampliação das agências transfusionais garante acesso mais rápido e seguro ao sangue dentro da rede hospitalar.

“Quem ganha com esse instrumento é, principalmente, a população. O grande objetivo é expandir não só a coleta no Pará, mas também a cobertura da transfusão dentro da rede hospitalar. Já são 25 agências transfusionais implantadas, garantindo aos hospitais acesso a sangue seguro e de qualidade.”

A deputada federal Elcione Barbalho destacou a importância da união institucional e do apoio parlamentar para ampliar o alcance das ações em saúde.

“Não é possível atender um Estado inteiro sozinho. Por isso, a união entre instituições e o apoio por meio das emendas parlamentares são fundamentais. Quando se trata de sangue, a urgência é máxima, porque sangue é vida”, declarou.

Representando o Hospital Porto Dias, Diogo Dias ressaltou a relevância da parceria com o Hemopa para qualificar o atendimento aos pacientes.

“O Hemopa é uma instituição pública de alta performance, reconhecida nacionalmente pelo trabalho no manejo de hemocomponentes e na logística. Ter uma Agência Transfusional dentro do hospital é uma parceria com propósito, voltada para ampliar a disponibilidade e garantir mais segurança para os pacientes da nossa região”, pontuou.

Texto por: Aline Seabra (HEMOPA)