Governo do Pará instala Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde para monitoramento na COP30

Governo do Pará instala Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde para monitoramento na COP30

04/11/2025 Off Por ASCOM

Taynná Almeida, coordenadora geral de preparação Ministério Saúde e comando do CIOCS

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), ativou, nesta segunda-feira (3), o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS). A estratégia  é destinada ao monitoramento da saúde durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro.

A ação marca o início das operações integradas voltadas ao maior evento climático do mundo. A estrutura, que já foi utilizada em grandes eventos, como o Círio de Nazaré, será essencial para o gerenciamento de informações em tempo real e para a coordenação de respostas rápidas em situações que envolvam a saúde pública durante os dias da Conferência.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, ressaltou que a integração entre os órgãos é fundamental para o sucesso das ações. “Com a COP30 sendo um dos maiores eventos do mundo, não podemos subestimar o impacto que ela tem na saúde pública. O CIOCS garante que estejamos preparados para qualquer emergência, além de nos permitir aprimorar nossas capacidades para futuros desafios. Estamos atuando em conjunto com o Ministério da Saúde e outras instituições para assegurar um cuidado coordenado e eficiente durante toda a Conferência”, destacou a titular da Sespa.

O CIOCS conta com uma equipe técnica especializada, formada por profissionais capacitados para atuar em emergências, análise de dados e gestão de crises. O funcionamento será ininterrupto durante a COP30, tendo equipes 24h, e com encerramento após o término do evento.

“O CIOCS é uma estrutura essencial para garantir que as ações de saúde pública ocorram de forma coordenada e segura durante eventos de massa como foi no Círio e está sendo na COP30. Teremos equipes preparadas para identificar riscos à saúde pública e responder prontamente a qualquer situação e assegurar que o evento transcorra com tranquilidade para participantes, visitantes e  profissionais de saúde envolvidos”, destacou a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Pará (CIEVS), responsável pela operacionalização do  CIOCS, Veronilce Borges da Silva.

Monitoramento e resposta rápida

O centro será o ponto de comando das ações de saúde, responsável por garantir respostas imediatas a emergências, além de coordenar estratégias e realizar análises de dados em tempo real, em parceria com o Ministério da Saúde e diversos órgãos estaduais e municipais.

“O CIOCS reúne os principais representantes de vigilância e assistência das três esferas de gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), garantindo coordenação e respostas rápidas durante a COP30. Ele permite acompanhar atendimentos, produzir relatórios diários e enviar equipes de emergência se necessário. Embora um evento de grande porte não seja, por si só, uma emergência, ele pode gerar situações críticas. O Ministério da Saúde, junto com a Sespa e a Sesma atuam para fortalecer o trabalho no território, oferecendo suporte, monitoramento e organização para a melhor resposta possível”, declarou a coordenadora geral de preparação Ministério Saúde e comando do CIOCS, Taynná Almeida.

A estrutura física conta com sala de monitoramento equipada com tecnologia de ponta, sala de comando e articulação estratégica, além de áreas de apoio e descanso para os profissionais de plantão.

Durante o evento, o CIOCS acompanhará atendimentos realizados nos hospitais credenciados, postos de atendimento montados em pontos estratégicos e o deslocamento de equipes médicas para garantir cobertura integral em todo o período da COP30.

Canal direto com as unidades de saúde

Para fortalecer a comunicação e agilizar as respostas, a Sespa disponibilizou um aplicativo de monitoramento em tempo real, que permite às unidades de saúde reportar diretamente ocorrências à central do CIOCS, além de oferecer canais de contato por telefone e e-mail para garantir suporte contínuo.

Com essa integração, o governo do Pará reafirma o compromisso com a segurança em saúde, assegurando que o Estado esteja plenamente preparado para receber um evento de alcance mundial, com organização, agilidade e coordenação entre os diferentes níveis de gestão.

Texto: Bianca Botelho (SESPA)