Governo leva ações de saúde do TerPaz Itinerante ao município de Eldorado dos Carajás

Governo leva ações de saúde do TerPaz Itinerante ao município de Eldorado dos Carajás

25/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Aferição de pressão arterial é um dos serviços oferecidos

A aposentada Maria de Lourdes da Silva, 77 anos, ficou sabendo das ações e chegou cedo para garantir o atendimento do projeto TerPaz Itinerante, realizado na manhã do último domingo (24), em Eldorado dos Carajás, no sudeste paraense.

“Minha filha viu o anúncio e me falou que vocês estavam na cidade, me levantei cedo para garantir meu atendimento. Tomei minha vacina que estava atrasada,  passei pelo clínico médico e ainda consegui os medicamentos que estou precisando. Fui muito bem atendida”, disse a moradora.

O TerPaz Itinerante é uma realização do Governo do Estado, por meio do programa Territórios Pela Paz e Secretaria de Saúde Pública (Sespa), que leva os serviços para novas regiões, além daquelas de abrangência tradicional do programa.

Ação também oferece testes rápidos

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas, verificação de pressão arterial, testes rápidos para Covid-19, HIV, Sífilis e hepatite, vacinas contra o coronavírus (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac), regulação (caso necessário).Também são disponibilizadas vacinas contra a Influenza e Tríplice Viral, além de farmácia para dispensação de medicamentos prescritos na ocasião. As equipes realizam palestras educativas e preventivas de saúde bucal e escovação supervisionada. Para as pessoas com deficiência, cadastros são feitos para recebimento posterior de cadeiras de rodas e emissão de carteiras de passe livre.

Alessandra Amaral, coordenadora do TerPaz Itinerante, avaliou como positivas as ações no município. “A nossa equipe multiprofissional da Sespa realizou hoje 1.066 atendimentos aos moradores de Eldorado dos Carajás. Como em todos os outros municípios, recebemos muita procura por atendimento odontológico e  cadastros para a retirada de passe livre e cadeira de rodas. A ação foi um sucesso”, disse

Já foram realizados 9.826 atendimentos nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, Redenção, Cumaru do Norte, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Eldorado dos Carajás. Na próxima terça-feira (26), a população do município de São Geraldo do Araguaia também será atendida pelo TerPaz Itinerante. As ações ocorrem no horário das 8h às 13h.

Confira o próximo local:

26/04: São Geraldo do Araguaia, na escola Macário Dantas, situada na avenida Firmino Costa, s/n, bairro Alto Bec.

Texto: Clayton Santos/Secom
Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará