Graesp inicia nova fase de distribuição de imunizantes para o interior do Pará

19/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

Continua a distribuição de vacinas pelo governo do Estado

Iniciou neste sábado (19) a décima quarta fase de distribuição de imunizantes contra Covid-19 para o interior promovido pela Secretaria de Segurança Pública (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), em apoio logístico à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). A operação será concluída neste domingo (20), contemplando três regionais de saúde.

Ao todo, serão entregues 35.610 doses que variam entre os imunizantes da Coronavac e da Pfizer. Serão empregados dois aviões para o transporte para os municípios de Santarém, Altamira e Marabá, todas, sede das 9ª, 10ª e 11ª regionais de saúde.

Na manhã deste sábado (19), o avião King Air Guardião 10 foi empregado para transportar vacinas para Covid-19 e lotes de seringas para Marabá. Com previsão de saída para 9h30, o tempo de voo estimado é de 1h10 de Belém até Marabá.

Para o coronel CBM, Sílvio Feitosa, coordenador de operações do Graesp e responsável por elaborar os planos de voo, o empenho das forças de segurança é, sobretudo, para proteger e salvar vidas, o que foi reforçado nesta pandemia. O militar, assim como todos os outros envolvidos, sente-se agraciado por contribuir neste serviço humanitário.

“É um sentimento de dever cumprido no que tange à minha parcela de contribuição com a sociedade paraense a fim de erradicar este vírus que tantas vidas ceifou. Sentimento de ser útil à sociedade que me outorgou a autoridade que possuo e sendo assim tenho o dever de cumprir com eficiência e eficácia a missão que me foi repassada”, destaca.

Amanhã (20), quando a operação deve ser concluída, será empregado o avião Caravan G 07, para transportar vacinas contra Covid-19 para Santarém e Altamira, logo nas primeiras horas do dia. O tempo estimado de voo são de 3h30 ao todo.

Texto: Luana Laboissiere/Secom
Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará