Graesp oferta apoio logístico para distribuição de doses pediátricas contra covid-19

15/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Neste sábado foram distribuídas mais de 15 mil doses pelo Grupamento Aéreo

Iniciou na manhã deste sábado (15) mais uma importante etapa da campanha de imunização contra a covid-19 no Pará. Saíram da capital rumo às sedes dos 10º, 11⁰, 12⁰ e 13º Centros Regionais de Saúde (CRS) da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), cerca de 15 mil doses pediátricas da Pfizer transportadas em uma operação de logística e parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), através do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

Assim como há quase um ano, em 2021, a Segup oferta apoio ao transporte de imunizantes para o interior do Estado para que estes cheguem em menos de 24h aos seus destinos. Nesta nova etapa, as vacinas serão destinadas a crianças de 5 a 11 anos residentes no Estado e por isto torna-se tão importante.

O transporte das 15.120 doses iniciou às 8h, do Hangar do Graesp, em Val-de-Cans, em Belém, em direção aos municípios de Altamira e Marabá, Conceição do Araguaia e Cametá, sedes do 10º, 11º 12⁰ e 13⁰ CRS, respectivamente. Ao todo, serão contemplados 50 municípios que são atendidos por estes centros regionais.

Para a operação, foram empregadas três aeronaves, sendo três aviões: um Caravan, Cessna 206 e Pilatus. Com tempo favorável, o transporte deve finalizar até o final do dia de hoje. Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o grupamento será mais uma vez fundamental para a distribuição de vacinas.

“O Graesp está iniciando o processo de distribuição das vacinas por todo o Estado para que as nossas crianças de todo o território possam tomar a vacina e estarem imunizadas e assim possamos continuar combatendo esse vírus. O Graesp continua fazendo o seu papel não só na segurança pública mas também auxiliando na saúde e cuidando das pessoas, missão que o grupamento vem desenvolvendo durante todo esse período de pandemia” destacou o secretário.

Ao todo, serão contemplados 50 municípios que são atendidos pelos 10º,11º,12º e 13º Centros Regionais de Saúde

As remessas contendo os imunizantes em combate à Covid-19, ao chegarem aos municípios, contam ainda com a distribuição realizada também por meio terrestre e fluvial; este último conta com o apoio das embarcações do Grupamento Fluvial (GFlu), também vinculado à Segup. A distribuição conta ainda com o apoio das Polícias Civil e Militar para fazer a segurança dos lotes até as localidades determinadas.

Para o Secretário Adjunto de Administração da Sespa, Ariel Barros, a parceria com os órgão de segurança vem sendo fundamental para realizar a imunização nos municípios e agora, em especial, na etapa que envolve a vacinação de crianças.

“Estamos muito contentes em iniciar a vacinação deste público, pois assim como os adultos nossas crianças também estão expostas ao vírus. No entanto, este não é um trabalho que a Sespa realiza sozinha. Trata-se de um trabalho feito a muitas mãos e a Segup tem sido fundamental e agora, mais uma vez, nos ajudará nessa missão”.

Apoio logístico – Em 2021, o Grupamento assumiu uma tarefa fundamental no combate à pandemia de Covid-19: a entrega das vacinas em todas as regiões do Pará, um estado continental, com mais de 1,2 quilômetros quadrados. No ano passado, foram mais de 500 operações para transporte de imunizantes, totalizando cerca de 700 horas de voo.

Texto: André Macedo/Segup