Grávidas ganham pintura gestacional em curso no Hospital Abelardo Santos

26/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

No curso ‘Laços de Amor’, barriga de gestantes recebe técnica de pintura do ventre materno

A sétima edição do curso para gestantes “Laços de Amor”, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, foi especial para a mamãe de primeira viagem, Isabely Moraes, de 21 anos. Completando 35 semanas de gestação, ela ganhou uma pintura gestacional na última quarta-feira (25). “Eu gostei bastante da programação.  Estou registrando todas as informações e ainda vou levar a pintura da minha barriga de recordação. É maravilhoso!”, comemorou.

Também conhecida como “ultrassom natural”, a arte gestacional consiste na técnica de pintura do ventre materno, aplicada na barriga de gestantes na qual são representados o bebê em sua localização dentro do útero e de outros elementos ligados à gestação, como a placenta e o cordão umbilical. A prática também é uma forma de a mulher começar a se despedir da barriga. A pintura é feita pela equipe de fisioterapeutas e de residentes voluntários que atuam na unidade.

“A barriga se torna um símbolo para a pessoa lembrar do momento que ficou gestante e tudo o que isso representa. Podemos fazer a arte de acordo com o sexo do bebê ou adicionar alguns elementos ligados ao período gestacional. E isso, se torna uma lembrança para ela”, detalhou a fisioterapeuta Rayanne Carpina.

A prática também é uma forma de a mulher começar a se despedir da barriga

Acolhimento – Participando de um curso de gestante pela primeira vez, a auxiliar de serviços gerais Cristiane do Espírito Santo, 35 anos, está grávida da segunda filha, depois de 14 anos. “Mesmo sendo a minha segunda gestação, muitas coisas para mim são novidade. Estou aprendendo muito, principalmente sobre a amamentação”, comentou.

O curso é uma iniciativa da diretoria Assistencial e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci. A programação é conduzida por enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. Os profissionais abordaram temas como parto, puerpério, aleitamento materno, primeiros cuidados com o recém-nascido e o que levar para a maternidade para dar à luz. Além disso, as participantes ainda fazem uma visita guiada pelo complexo obstétrico para entender sobre o fluxo de internação, os documentos necessários e os tipos de partos feitos na unidade.

Para o diretor geral do HRAS, Jean Cleber, o curso é uma oportunidade de aproximação com as mães que irão ter seus filhos no HRAS. “Esse encontro e capacitação dentro do HRAS cria um vínculo de confiança entre as gestantes e a instituição. Assim, elas se empoderam, se tornam protagonistas do seu parto e melhoram a experiência dentro do ambiente hospitalar”, detalhou.

A iniciativa também é uma forma de levar orientações direcionadas às gestantes e as suas famílias como meio de prepará-las e tranquilizá-las para  a chegada de um bebê. “Com tantas informações de fácil acesso na internet, às vezes, os pais ficam até mais ansiosos, e durante o curso aqui no HRAS eles podem esclarecer as dúvidas com profissionais qualificados”, ressaltou.

O curso é realizado de forma gratuita uma vez ao mês. As interessadas podem procurar o setor de Humanização do HRAS, o Serviço de Atendimento ao Usuário da unidade ou Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci.

Complexo – O Centro Obstétrico do HRAS conta com um Pronto Socorro para atendimento 24hrs, Unidade de Internação com 50 leitos, cinco salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e duas salas de cirurgias, para cesáreas e procedimentos como a laparotomia exploratória, curetagem e revisão de colo, por exemplo.

A unidade desenvolve também um trabalho terapêutico antes, durante e depois do parto. Atualmente, a equipe multiprofissional está preparada para fazer massagens para alívio das dores, exercícios com o uso de bola suíça e dar banho com água morna. O HRAS também promove a musicoterapia, danças antes da mulher dar à luz e, permite ainda, a presença de doulas.

A maternidade do Abelardo Santos tem grande importância no estado. Nela, são feitos atendimentos de baixo, médio e alto risco, por uma equipe composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas treinados constantemente para assistência rápida e eficiente.  A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom HRAS