
Grupo terapêutico reforça cuidado humanizado no Hospital Regional de Oriximiná
25/04/2025
Iniciativa realiza escuta, acolhimento e troca de experiências entre acompanhantes e equipe multiprofissional
Todas as quintas-feiras à tarde, antes do horário de visita, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) promove uma atividade que vem fazendo a diferença na experiência de pacientes e familiares: o grupo terapêutico.
Organizado pela Comissão de Humanização do hospital, o grupo é uma modalidade de psicoterapia coletiva coordenada por psicólogos e profissionais da equipe multidisciplinar, com foco na escuta ativa, acolhimento emocional e fortalecimento de vínculos entre os participantes.
O jovem Gerdiel Nascimento, de 17 anos, vítima de um acidente de trânsito em Juruti, participou do grupo durante sua internação e relatou os benefícios da experiência.
“Me senti muito bem acolhido. Nunca tinha passado por essa abordagem dos profissionais do hospital. Gostei do diálogo entre os participantes e do exercício de respiração que fizemos”, afirmou.
Além de pacientes, os encontros reúnem principalmente acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Internação. Para a técnica de enfermagem Geysa Nascimento, que acompanhava o paciente Gerdiel, o grupo proporcionou um momento de conexão e alívio.
“É um trabalho de excelência e diferenciado. Foi muito bom sentir a troca de experiências, onde cada participante compartilhou seus sentimentos e abrimos o nosso coração no grupo”, destacou.
Segundo a psicóloga Kácia Feijão, uma das responsáveis pelas rodas de conversa, o grupo é essencial para acolher acompanhantes em momentos de fragilidade.
“Quando um familiar é internado, todos ao redor se abalam. É nesse momento de angústia que o grupo terapêutico entra como suporte. Uma das metodologias usadas, é a prática circular, que promove o diálogo e compartilhamento de experiências entre os membros do grupo, fortalecendo vínculos e possibilitando o suporte emocional necessário aos envolvidos.”, explicou.
A atividade faz parte das ações da Comissão de Humanização do hospital, implantada em 7 de março de 2025, sob a coordenação da enfermeira Katiuscya Braga. O grupo, formado por cerca de vinte colaboradores, atua em diversas frentes junto aos usuários do SUS.
“O grupo terapêutico é uma das ações da comissão, que acolhe os pacientes e acompanhantes desde a chegada até o cuidado à beira leito. Nossos profissionais também participam da divulgação do boletim diário do estado de saúde dos pacientes da UTI”, afirmou Katiuscya.
Atendimento com foco no ser humano – Entregue pelo Governo do Pará, em outubro de 2024, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus é referência em média e alta complexidade. O hospital tem 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos para pronto atendimento. A estrutura é equipada para exames laboratoriais e de imagem, e oferece atendimento em sete especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.
A unidade é referência em atendimento humanizado na região oeste do Pará, com uma equipe multiprofissional. São profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social, todos com foco em uma abordagem integral, acolhedora e centrada no bem-estar do paciente e de seus familiares.
Texto: Uéliton Martins/HRMJ
Fotos: Divulgação